Diário de São Paulo
Siga-nos

Impulsione a sua carreira com uma comunicação de qualidade

Impulsione a sua carreira com uma comunicação de qualidade - Palestra Reinaldo Polito. Imagem: Acervo Pessoal
Impulsione a sua carreira com uma comunicação de qualidade - Palestra Reinaldo Polito. Imagem: Acervo Pessoal

Reinaldo Polito Publicado em 14/08/2022, às 09h54


Quase todo mundo precisa falar em público. Infelizmente são raros os oradores de qualidade. A maioria vai para a frente dos ouvintes sem nenhuma técnica, sem nenhuma condição para envolver, atrair e persuadir as pessoas.

 Muitos se apresentam nas reuniões com postura desleixada, voz sumida, raciocínio truncado, mensagens que não empolgam nem despertam interesse. Sem contar aqueles que preparam alguns poucos tópicos para a sua exposição e já na metade do tempo não sabem mais o que dizer. Como recurso quase desesperador repetem informações e tentam, ali diante dos seus pares, desenvolver teses sobre as quais nunca haviam refletido.

Outros, mais zelosos, julgamque para se sair bem devem decorar palavra por palavra toda a sequência da fala. Esses, quase sempre, se mostram artificiais, sem expressividade, rígidos, sem vida. Ainda que consigam se lembrar de tudo o que memorizaram, não encantam.

Essas apresentações desastrosas acendem a luz amarela. Ao perceber que o desempenho sofrível acaba por prejudicar a imagem profissional e até comprometer o sucesso da carreira, a maioria se convence de que deve investir no aperfeiçoamento da comunicação. Recorrem a livros e cursos para aprimorar a competência oratória.  Falar bem na atualidade é atributo essencial em qualquer profissão. Os profissionais descobrem que tão importante quanto o conhecimento técnico é o domínio da arte de falar em público.

Ninguém precisa se preocupar em ser um extraordinário orador. Não, essa excelência deve ser reservada aos palestrantes que vivem de fazer apresentações. Esses profissionais do palco sabem como dar espetáculo diante do público. Além de transmitirem conteúdo que irá enriquecer o conhecimento da assistência, a estética da comunicação deles é também essencial para conquistar e manter a atenção das pessoas por horas seguidas.

Quem atua na vida corporativa, ou como profissionalliberal, tem de se preocupar em fazer apresentações corretas. O importante é que saibam falar nas reuniões com clientes, pares ou fornecedores com segurança, objetividade e competência. Devem usar um volume de voz que projete sua personalidade. Imprimam um ritmo agradável e atraente. Tenham à disposição um vocabulário extenso e adequado à circunstância. Mantenham postura elegante e se expressem com gesticulação harmoniosa. Organizem as ideias de forma estruturada, para facilitar sua explanação e a compreensão da plateia.

Mesmo que o tema seja muito técnico, é importante que tenham comportamento leve, simpático, descontraído e bem-humorado. É fundamental para o sucesso do orador que saiba contar histórias interessantes, que possam ilustrar os argumentos utilizados. E, principalmente, que não adote a postura de quem está falando em público, mas sim de alguém que converse com os ouvintes de forma animada.

Além de ler bons livros e frequentar cursos de oratória, é possível desenvolver a comunicação assistindo aos vídeos de bons oradores. Não para copiar o estilo deles, mas sim para observar quais os aspectos da apresentação que podem ser adaptados ao seu jeito de ser.

Nesse processo de aprendizado, aproveite todas as oportunidades para treinar. Se, por exemplo, tinha intenção de somente entregar o projeto escrito aos colegas, não perca a chance de falar sobre ele por algum tempo, mesmo que seja por poucos minutos. Essas experiências vão fornecendo naturalmente um bom traquejo para enfrentar o público.

No início, talvez, se sinta inibido e constrangido pelo fato de não estar acostumado a usar a palavra na frente das pessoas. Com o tempo, entretanto, vai se tornando fluente e desembaraçado, e até sentindo prazer em se apresentar.

Posso garantir com a experiência de quase 50 anos como professor de oratória, e tendo treinado mais de 51 mil alunos, que todas as pessoas conseguem desenvolver uma comunicação de qualidade. Basta que você tenha boa vontade e disciplina.

Antes de proferir um discurso, treine bastante. Fale sobre o tema voltado de frente para uma parede a uma distânciade aproximadamente três metros. Quando sentir que já está desenvolto, grave a apresentação com o smartfone. Se ao assistir perceber que precisa ainda dar uns retoques, volte a falar diante da parede até acertar. Grave novamente. Até ficar bom. Esses exercícios são excelentes. Você treina para aquela apresentação específica, mas também acumula o aprendizado para todas as outras. Boa sorte. Siga pelo Instagram: @polito

Sobre o autor

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias