Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

Eleições 2024: militares e políticos na disputa pelo poder em São Paulo

O papel dos coronéis e o legado político de Nunes e Alckmin nas próximas eleições municipais e estaduais

Eleições 2024: militares e políticos na disputa pelo poder em São Paulo - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas
Eleições 2024: militares e políticos na disputa pelo poder em São Paulo - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas
Cesar Neto

por Cesar Neto

Publicado em 25/06/2024, às 12h29


CÂMARA (São Paulo)

Agora que rolou o 1º congresso político de sargentos e subtenentes, pra que disputem vereanças e prefeituras pelo Estado, o major e vereador Palumbo [1º pelos Bombeiros - Polícia Militar] também deve ser bem votado e um dos reeleitos 2024.

PREFEITURA (São Paulo)

Agora que o coronel [reserva após comandar a Rota], Mello Araujo (PL) será vice na chapa por reeleição do Nunes (MDB), as famílias dos PMs [na ativa e na reserva] vão se empenhar muito nas eleições 2024. Nas pesquisas, Nunes 'empata' na liderança.

ASSEMBLEIA (São Paulo)

Agora que o coronel [reserva após comandar a Rota] Mello Araujo (PL) será vice na chapa por reeleição do prefeito Nunes (MDB), praticamente todos os deputados oriundos da Polícia Militar devem se engajar na eleição à prefeitura paulistana 2024.

GOVERNO (São Paulo)

Agora que o coronel [reserva após comandar a Rota - Polícia Militar] Mello Araujo (PL) será vice na chapa por reeleição do prefeito Nunes (MDB), o capitão [reserva do Exército] e governador Tarcísio (Republicanos) deve pedir votos em militares pelo Estado.

CONGRESSO (Brasil)

Agora que o ex-deputado federal Costa Neto [dono do PL] tá dizendo que seu sócio preferencial Jair Bolsonaro define candidatos a prefeituras e vices pelo Brasil, vale lembrar que nas eleições 2026 definirá também, caso o ex-presidente siga inelegível.

PRESIDÊNCIA (Brasil)

Agora que Alckmin [ex-governador SP e ex-PSDB] é vice-presidente (PSB), vale lembrar que ele não se elegeu prefeito de São Paulo por 2 vezes : não foi ao 2º turno em 2000, quando era vice-governador (SP) e em 2008, quando era ex-governador (SP).

PARTIDOS

Agora que o Datena (no PSDB) afirmou que vai até o fim na disputa 2024 pra prefeitura paulistana, vale lembrar que Serra e Doria foram prefeitos [quase 1 ano e meio] e Covas [quase meio ano], por falecimento em 2001, depois da reeleição em 2020…

(Brasil)

... Agora que Ricardo Nunes (MDB) é o prefeito paulistano [desde a morte do Bruno Covas em 2021], vale lembrar que foi vice na chapa por reeleição em 2020. Nunes 'adotou' Tomás Covas (PSDB), filho do Bruno, hoje na sua campanha por reeleição 2024.

HISTÓRIAS

Agora que o Real fez 30 anos, vale lembrar da Sociedade Numismática Brasileira [São Paulo], que completa 100 anos. O presidente é o quase eterno Gilberto Tenor. Até o fim de 2024 deve ser eleito o jovem (28 anos) e atual vice Bruno Pellizzari [snb.org.br].

ANO 32

O jornalista Cesar Neto usa Inteligência Espiritual nesta coluna de política. Na imprensa [Brasil] desde 1993, recebeu "Medalha Anchieta" da Câmara (São Paulo) e "Colar de Honra ao Mérito" da Assembleia (SP), como referência das Liberdades [Concedidas por DEUS].

Compartilhe