Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Vai falar? Saiba como cumprimentar corretamente os ouvintes

Palestra - Imagem: Freepik
Palestra - Imagem: Freepik
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 18/06/2023, às 07h13


Começar bem é dar o tom certo para uma apresentação de sucesso.  E nesse sentido, a forma como cumprimentamos as pessoas é o primeiro passo nessa direção.

Vocativo e a formalidade da circunstância

Ao chegar diante do público, o orador deve cumprimentar os ouvintes de acordo com a formalidade da circunstância. Se houver uma mesa diretora conduzindo o evento, cumprimentará antes essas pessoas para depois saudar a plateia. Inicia cumprimentando as mais importantes até chegar às de menor importância. Se, por acaso, for um evento oficial, federal, estadual ou municipal, o vocativo seguirá a orientação do Decreto-Lei 70.274, de 09 de março de 1972. Esse dispositivo determina a ordem de precedência a ser obedecida.

Se a ocasião não for cercada de tanta formalidade, bastará um “Boa noite a todos”, ou, sendo ainda mais informal um “Olá, pessoal”. A mulher tem sempre a precedência: “Senhoras e senhores”. A não ser que esteja compondo a mesa. Nesse caso, será cumprimentada considerando a sua hierarquia. Por exemplo, se ela for uma diretora, e estiver presente o presidente da organização, primeiro se cumprimenta o presidente, depois a diretora.

O cumprimento às pessoas que compõem a mesa

No caso de haver muitas pessoas compondo a mesa, observe bem se valerá a pena cumprimentar todas elas. Quase sempre essa atitude se torna cansativa e chega até a afastar o interesse dos ouvintes da mensagem a ser transmitida. Algumas saídas ajudam a contornar a situação. Poderá, por exemplo, fazer uma saudação geral: “Autoridades que compõem a mesa de honra”. Se houver alguém muito importante que deva ser citado, poderá adotar a seguinte saída: “Excelentíssimo senhor Gabriel Monteiro da Silva, muito boa noite. E ao cumprimentá-lo, estendo os cumprimentos a todas as autoridades que nos prestigiam hoje com sua presença aqui na nossa mesa”. Em seguida “Senhoras e senhores”.

Há situações, entretanto, em que, mesmo a mesa sendo numerosa, todos devem ser cumprimentados. São os eventos com finalidade política. Por exemplo, você fez uma reunião e convidou o governador, senadores, deputados, prefeitos, etc. Acredite, essa turma só comparece a um evento com a finalidade de ouvir o próprio nome ser pronunciado. Se não forem mencionados, ficarão frustrados. Nesse caso, cumprimente cada um deles e os deixe recompensados pelo “sacrifício” de estar ali. Provavelmente nem prestarão atenção na mensagem, mas gostarão do evento. Se agir assim, tome todas as precauções para não se esquecer de ninguém. Se alguém for deixado do lado, poderá se transformar em desafeto por causa da desconsideração.

Alguns pontos merecem ser observados

Em todas as situações o cumprimento deve ser simpático, amável, amistoso. Há oradores que cumprimentam dando a impressão de que o fazem por obrigação. Cumprimente o público da mesma maneira como faz ao encontrar um amigo querido. Ao cumprimentar a plateia com essa gentileza, estará transformando os ouvintes num grupo de amigos, e eles começarão a torcer pelo seu sucesso já nas primeiras palavras.

Uma falha grave é a de pronunciar de forma incorreta o nome das pessoas. Por isso, certifique-se de que sabe exatamente como é a pronúncia. No caso de dúvida poderá perguntar à própria pessoa. Com certeza ela não se incomodará em dar essa informação. Ao contrário, entenderá como uma deferência.

Há vocativos tão poderosos que transformam situações hostis em momentos de congraçamento. Eu me lembro de uma palestra proferida pelo Padre Vasconcelos. Naquela época no Brasil havia dois partidos políticos, MDB, de oposição ao governo, e ARENA, situacionista. A plateia era composta só de oposicionistas, e bem raivosos. O Padre Vasconcelos era governista. Eu ainda garoto, fiquei no fundo da sala aguardando o embate. Para mim, o padre seria trucidado naquele encontro. A forma, porém, como ele cumprimentou os ouvintes desarmou todos os adversários. Começou dizendo com um largo e sincero sorriso, de forma simpática: “Minha gente, minha boa gente, muito boa noite”. Ora, quem ficaria contra um orador que se apresentava com tanta gentileza?! No final, foi longamente aplaudido por todos, mesmo tendo opiniões políticas contrárias.

Por isso, dê atenção especial ao vocativo. Fique atento à pronúncia correta do nome das pessoas, observe bem a posição hierárquica, analise a conveniência de citar todos os componentes da mesa diretora e, principalmente, cumprimente sempre com simpatia e amabilidade. Essa conduta poderá construir um caminho seguro para o sucesso da sua apresentação.

Compartilhe  

últimas notícias