Diário de São Paulo
Siga-nos

Faça o teste: você é um fanático ideológico?

Por Emerson Marcelo

marcelo emerson
marcelo emerson

Redação Publicado em 27/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h39


Por Emerson Marcelo

Faça o teste: você é um fanático ideológico?

Nas eleições de 2022, não me interessam as questões miúdas da política partidária. O que tem me chamado a atenção é o comportamento das pessoas, de uma maneira geral. A prática do “nós contra eles” (ou sua versão mais ingênua, “o bem contra o mal”) dá o tom a todos os debates sobre política.

Em nosso mundo de reles eleitores mortais, não temos muitas escolhas para praticar o civismo além do dia em que somos obrigados a caminhar para o “bufê” da democracia em que sempre nos servem os mesmos pratos requentados.

Além disso, o que nos resta é o “debate” em nossos círculos sociais ou nas redes antissociais. Desde aquele senhor saudoso das ditaduras (“na minha época…”) até chegarmos no adolescente mitador/lacrador compartilhador de “memes” em redes sociais, estamos fadados aos “climões” em festinhas infantis ou às discussões temperadas por ofensas pessoais na macarronada de domingo.

Sugiro um teste para verificarmos o quanto já estamos contaminados pela intolerância.

Responda para si mesmo com muita franqueza:

1) Tenho a certeza que recebi a revelação de verdades inquestionáveis descobertas apenas pelo grupo do meu líder político?

2) Sempre quero saber o que o líder político do meu grupo diz para que eu possa determinar o certo e o errado na minha vida?

3) Estou convicto que o povo brasileiro tem que se sacrificar para que o meu líder político realize o seu projeto para a nação, pois assim todas as privações que suas políticas públicas nos impõem fazem todo o sentido para mim?

4) O projeto político do meu líder ideológico é o guia para que eu consiga compreender toda a lógica da vida?

5) Toda e qualquer pessoa que não idolatra meu líder político e se recusa a participar de rituais de adoração são considerados ignorantes e inferiores, indignos de usufruir dos mesmos direitos fundamentais que são destinados a mim?

Convido a todos para esta profunda reflexão sobre o próprio comportamento, verificando qual o grau de fanatismo político de cada um e, por que não dizer, qual o nível de estupidez ideológica alcançado.

Compartilhe  

últimas notícias