Diário de São Paulo
Siga-nos

Doria diz que irá negociar com a Pfizer compra de vacina para crianças; SP envia ofício ao Ministério da Saúde cobrando urgência na imunização

O governador João Doria (PSDB) disse nesta sexta-feira (17) que o estado de São Paulo irá negociar diretamente com a farmacêutica Pfizer para adquirir a

Doria diz que irá negociar com a Pfizer compra de vacina para crianças; SP envia ofício ao Ministério da Saúde cobrando urgência na imunização
Doria diz que irá negociar com a Pfizer compra de vacina para crianças; SP envia ofício ao Ministério da Saúde cobrando urgência na imunização

Redação Publicado em 17/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h39


O governador João Doria (PSDB) disse nesta sexta-feira (17) que o estado de São Paulo irá negociar diretamente com a farmacêutica Pfizer para adquirir a vacina contra Covid-19 destinada a crianças.

“Ontem orientei o nosso secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a Regiane de Paula, que é a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização) a procurarem a Pfizer e negociarem a aquisição da vacina da Pfizer para aplicação em crianças na fixa etária de 5 a 11 anos, independentemente do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização”, disse ele em coletiva de imprensa na manhã desta sexta (17).

De acordo com Doria, o estado tem dinheiro e condições de dar celeridade para o processo de vacinação de crianças.

“A orientação foi imediatamente dentro dos preceitos legais fazer inclusive a aquisição da vacina, independentemente do Programa Nacional de Imunização. Nós temos recursos em caixa e a orientação foi pra que possamos vacinar. Isso representa 8 milhões de crianças nessa faixa etária aqui no estado de São Paulo”, completou o governador.

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo encaminhou na quinta-feira (16) um ofício à empresa comunicando o interesse.

Também na quinta, um ofício da pasta foi enviado ao Ministério da Saúde solicitando urgência na liberação de doses da Pfizer próprias para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

A imunização contra a Covid-19 para essa faixa de idade com a vacina da Pfizer foi aprovada nesta quinta-feira (16) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A gestão de João Doria ainda aguarda a aprovação do uso da CoronaVac em crianças.

Na quarta (15), o Instituto Butantan enviou um novo pedido de autorização à Anvisa.

A gestão de João Doria reservou 12 milhões de doses da vacina de um lote de 15 milhões que estava parado no Instituto. O objetivo é conseguir iniciar a imunização desse público assim que a liberação foi concedida pela Agência.

Na avaliação de Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunização, é importante que o país consiga, o mais rápido possível, definir a estratégia de vacinação que será aplicada em crianças.

“Eu acho que a necessidade é urgente. Nós temos um fator que eu julgo ser importante que é a submissão há 2 dias do pedido de registro da vacina CoronaVac para criança de 3 a 17 anos. Alguns países estão usando a própria CoronaVac, vacinas semelhantes. Então, acho que a Anvisa deve ter a mesma celeridade que teve, avaliou a vacina da Pfizer em 9 dias, acredito que nós precisamos dessa informação também”, defendeu.

“Se nós dispusermos de 2 vacinas diferentes, eu acho que a discussão ganha um pouco mais de complexidade, mas tudo isso tem que ser breve, não dá pra ficar discutindo por muito tempo, nós precisamos em breve ter essa resposta da Anvisa em relação à CoronaVac e, na sequência, imediatamente, a definição da melhor estratégia, a aquisição desses produtos e começar a vacinar imediatamente. A gente não pode demorar de jeito nenhum a tomar essa atitude de vacinar as crianças”, complementou.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias