Diário de São Paulo
Siga-nos

Câmara de Araçatuba consegue autorização para votar projeto Escola Sem Partido

A sessão na Câmara de Araçatuba (SP) foi tumultuada nesta segunda-feira (14) por causa do projeto Escola Sem Partido, que proíbe professores de emitirem

Câmara de Araçatuba consegue autorização para votar projeto Escola Sem Partido
Câmara de Araçatuba consegue autorização para votar projeto Escola Sem Partido

Redação Publicado em 15/05/2018, às 00h00 - Atualizado às 19h02


A sessão na Câmara de Araçatuba (SP) foi tumultuada nesta segunda-feira (14) por causa do projeto Escola Sem Partido, que proíbe professores de emitirem opinião sobre orientação sexual, religiosa e política dentro das escolas municipais.

Os vereadores de Araçatuba discutiram um recurso do vereador Lucas Zanatta (PV), autor do projeto, contra um parecer da procuradoria jurídica da Câmara que considerou o projeto inconstitucional. Ele não pôde ser apresentado como projeto de lei.

Antes de votar esse recurso ouve bate boca no plenário entre pessoas que eram a favor e contra o projeto.

“O município não tem poder de mudar a Constituição. O professor tem essa liberdade garantida, o jurídico do município agiu corretamente, é inconstitucional”, afirma a professora Nilcea Fleury.

Com a pressão popular e com orientação do presidente da Câmara, o vereador Lucas Zanatta chegou a pedir que o projeto fosse suspenso por dia até 15 dias para que pudesse ser melhor discutido, mas esse pedido foi negado pela maioria dos vereadores e o recurso seguiu para votação normal.

Depois de quase duas horas, o recurso foi votado e acabou empatado em 7 a 7. O presidente da Câmara teve que desempatar e ele foi favorável ao recurso. Com isso, o projeto agora segue os trâmites normais. “O que pretendemos é que assuntos de política e ideologias de gênero não sejam abordados nas escolas”, afirma o vereador.

Compartilhe  

últimas notícias