Governo Lula

Lula determina retirada de grades de proteção do Palácio do Planalto

As barreiras foram removidas na manhã desta quarta-feira (10)

Lula determinou a retirada das grades do Palácio do Planalto - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 11/05/2023, às 08h47

Na manhã desta quarta-feira (10), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) removeu as barreiras de proteção que cercavam o Palácio do Planalto.

Segundo informações da CNN Brasil, essa ação foi ordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As grades foram originalmente instaladas em 2013 durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em meio a manifestações contrárias ao governo.

Elas foram mantidas tanto por Michel Temer (MDB) quanto por Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) permanecem cercados.

O ministro responsável pela Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou que essa decisão possui um caráter simbólico.

Segundo Pimenta, cabe aos líderes dos outros Poderes decidir se seguirão o mesmo caminho nas respectivas sedes.

Quando questionado sobre essa mudança, o Gabinete de Segurança Institucional esclareceu que as grades ainda poderão ser utilizadas, se necessário, para reforçar e complementar a segurança do palácio ou para organizar eventos.

Congresso Nacional Palácio do Planalto Jair Bolsonaro (PL) Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Gabinete de Segurança Institucional Supremo Tribunal Federal (STF) Dilma Rousseff (PT) Michel Temer (MDB) Secretaria de Comunicação Social

Leia também