Diário de São Paulo
Siga-nos

Alguns palestrantes transformam a vida das pessoas

Por Reinaldo Polito

Alguns palestrantes transformam a vida das pessoas
Alguns palestrantes transformam a vida das pessoas

Redação Publicado em 27/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h57


Alguns palestrantes transformam a vida das pessoas

Por Reinaldo Polito

Dia 26 deste mês de fevereiro foi uma data para ser comemorada. Faz 16 anos que um grupo de palestrantes, com certeza os mais requisitados do país, se reunia pela primeira vez. O encontro foi na Fazenda Chaparral, em Sorocaba, que pertence ao professor Luiz Marins. Por esse motivo o grupo adotou o nome de Chaparral.

Éramos 15. Infelizmente, três dos que iniciaram conosco partiram deste mundo: Marco Aurélio Vianna, Içami Tiba e Dulce Magalhães. Agora, comigo, somos 12. Veja quem são as feras: Luiz Marins, Max Gehringer, Daniel Godri, Carlos Alberto Júlio, Waldez Ludwig, Cesar Romão, Clóvis Tavares, professor Gretz, César Souza, Leila Navarro eEugenio Mussak. Um time da pesada.

Conversar com cada um desses profissionais é sempre excelente oportunidade de aprendizado. Todos são bons de prosa, muito bem preparados e com incomparável experiência.

Eu me lembro de quando recebi o convite para participar da primeira reunião. O encontro foi precedido de um almoço, com a condição de que ninguém faria discurso. Nem precisava, pois a conversa de cada um era uma verdadeira conferência a respeito dos mais variados temas.

Marins, o anfitrião, preparou comida para todos os gostos. Havia pratos sofisticados, mas nós caipiras fomos contemplados com polenta e bolo de fubá, que arrancou exclamações entusiasmadas. Cada um levou uma garrafa de vinho, e a conversa correu solta. Esse foi o primeiro de muitos encontros desse grupo que acabou se transformando em espécie de irmandade.

Alguns palestrantes transformam a vida das pessoas

Marins, Max, Tiba, Dulce, Polito, Romão, Clóvis, Waldez, Leila, Eugenio, Júlio, M. Aurélio e César

Ao ouvir as histórias desses profissionais, dá para entender porque fazem sucesso há tantas décadas. Todos são profundamente apaixonados pelo que fazem. Falei em profissionais, mas muitos deles nãoconsideram ser palestrante uma profissão, julgam ser uma atividade sem prazo de validade, exercida por professores ou grandes executivos que sabem falar muito bem em público.

São pessoas sedutoras. Por isso conseguem manter plateias atentas por duas horas, às vezes em ambientes desfavoráveis. Partem do princípio de que não existe público desinteressado, mas sim oradores desinteressantes.

Quando estão no palco, além de transmitir mensagens inspiradoras, não medem esforços para que o público sinta que valeu a pena comparecer ao evento. Lançam mão de todos os recursos de que dispõem: cantam, dançam, fazem imitações, truques de mágica, contam piadas. Dão tudo de si para que o aprendizado dos ouvintes seja sempre suave e divertido. Além do conteúdo, a própria apresentação em si constitui uma aula extraordinária de comunicação. Pelo jeito como se expressam é possível descobrir como entreter e conquistar o público em qualquer circunstância.

Alguns palestrantes transformam a vida das pessoasAlguns palestrantes transformam a vida das pessoas

Godri e Gretz encantando a plateia

O objetivo desses palestrantes é fazer com que as pessoas cresçam, se desenvolvam e tenham condições de se tornar maisbem preparadas para enfrentar os constantes desafios que surgem no momento da maior transformação já vivenciada na história corporativa mundial.

Como peregrinos nômades percorrem os mais diferentes rincões do país, e às vezes do mundo, propondo reflexões para que os indivíduos ou as empresas possam escolher o melhor rumo a seguir. Sem exagero, é possível afirmar, como destacou com propriedade Marins, que os palestrantes são os responsáveis pela mudança da mentalidade do mundo empresarial moderno.

Cada um com sua especialidade e característica peculiar. Todos, entretanto, se entregam para que sua experiência e anos de pesquisa possam ser aproveitados pelos ouvintes, de tal forma que melhorem a vida e se transformem em indivíduos mais felizes e prontos para superar os embates que terão pela frente.Deixam em cada plateia uma marca que jamais desaparecerá.

Ao assistir a uma dessas palestras, ninguém sai da mesma forma como entrou. As pessoas ficamimpregnadas de sabedoria, motivadas para o trabalho e para uma existência mais plena. O magnetismo desses palestrantes faz com que por onde se apresentem nada será mais da mesma forma como sempre foi.

Se você ainda não teve a oportunidade de assistir a uma palestra desses extraordinários oradores, não perca a chance de vê-los em ação. Você será outro depois dessa experiência. Siga pelo Instagram @polito

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Presidente Emérito da Academia Paulista de Educação. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no [email protected]
Compartilhe  

últimas notícias