Diário de São Paulo
Siga-nos

VOZES DA ESPLANADA: 25/10/2020

QUE COMECEM OS JOGOS Na edição de 11 de outubro, VOZES DA ESPLANADA trouxe em primeira mão que em breve surgiriam batalhas na Esplanada dos Ministérios entre

VOZES DA ESPLANADA: 25/10/2020
VOZES DA ESPLANADA: 25/10/2020

Redação Publicado em 25/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 08h52


QUE COMECEM OS JOGOS Na edição de 11 de outubro, VOZES DA ESPLANADA trouxe em primeira mão que em breve surgiriam batalhas na Esplanada dos Ministérios entre a ala militar e os ministros civis ligados à ala ideológica. Fábio Wajngarten, Onyx Lorenzoni, Ricardo Salles e Fábio Faria tem se reunido semanalmente para estabelecer estratégias de reduzir o poder dos ministros palacianos. O faniquito entre Salles e o Ministro Ramos é programado e só deve ser o começo.

BOMBEIROS Embora o tema inicial das discussões tenha sido o combate a incêndios no Pantanal e em outros biomas, os bombeiros que apareceram diante dessa pequena crise surgiram do Congresso Nacional. É certo que na sua gestão frente à articulação política que foi possível estabelecer as alianças que hoje dão governabilidade a Bolsonaro, mesmo que a um custo caríssimo. E os mais beneficiados já saíram publicamente em sua defesa.

PÉ FRIO Não vai ser fácil que os poucos candidatos que Bolsonaro tem apoiado publicamente obtenham êxito na eleição desse ano. Russomanno já está derretendo nas pesquisas. Crivella já vê a sua segunda posição comprometida. Será um bom termômetro de popularidade e transferência de votos.

NÃO FAÇAM O QUE EU FALO Desde o início da pandemia, Bolsonaro realizou uma defesa intransigente no uso da hidroxicloroquina no combate ao COVID-19 ainda que o medicamento não traga nenhuma certeza científica de eficiência no tratamento. Agora, sob a premissa de que não há comprovação técnica, Bolsonaro acusa a vacina chinesa de apenas querer usar brasileiros de cobaia.

NÃO ESTÁ FÁCIL PRA NINGUÉM Dos mais de 60 congressistas que estão disputando as eleições em 2020, pelo menos nas grandes cidades, pouquíssimos estão com as candidaturas com chances de ir ao 2o turno ou com chance de vitória. Sinal de que as bases estão recebendo poucas informações do mandato parlamentar ou que de fato o mandato parlamentar está muito a desejar.

A coluna semanal VOZES DA ESPLANADA traz informações dos bastidores dos Poderes da República diretamente das nossas fontes na capital federal. A coluna é veiculada nas versões impressa e digital aos domingos, e pílulas dos bastidores em nos nossos canais digitais durante a semana.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias