Diário de São Paulo
Siga-nos

Veja o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo durante o feriado do Ano Novo

Durante o feriado prolongado de Ano Novo, que começa nesta sexta-feira (31), alguns serviços públicos municipais e estaduais terão um funcionamento

Veja o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo durante o feriado do Ano Novo
Veja o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo durante o feriado do Ano Novo

Redação Publicado em 31/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h09


Durante o feriado prolongado de Ano Novo, que começa nesta sexta-feira (31), alguns serviços públicos municipais e estaduais terão um funcionamento diferenciado na cidade de São Paulo. (confira abaixo).

O tempo deverá ficar encoberto, com as temperaturas se elevando ao longo do dia e a ocorrência de pancadas de chuva com rajadas de vento no período da tarde, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

Vacinação contra Influenza e Covid-19

Na capital, as vacinas contra Influenza e contra Covid-19 estão sendo aplicadas nesta sexta-feira (31) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas AMAs/UBSs Integradas do município, das 7h às 19h.

No sábado (1°), a vacinação será suspensaO processo será retomado no domingo (2), em tendas instaladas em seis parques da capital, que funcionarão das 8h às 17h, e em farmácias parceiras localizadas nos extremos da Avenida Paulista, das 8h às 16h. Veja os endereços abaixo:

  • Centro: Parque Buenos Aires;
  • Zona Norte: Parque da Juventude;
  • Zona Sul: Parque do Guarapiranga e Parque da Independência;
  • Zona Leste: Parque do Carmo;
  • Zona Oeste: Parque Vila Lobos;
  • Farmácias parceiras – Avenida Paulista, nº 2.371 (próximo à estação Consolação) e nº 266 (próximo à Brigadeiro);

A vacinação volta ao normal na segunda (3), nos mega drive-thrus, farmácias, megapostos, UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Atendimento em Saúde

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

As UBSs abrem normalmente nesta sexta-feira (31), das 7h às 19h, mas fecham no sábado (1°) e retomam os atendimentos na segunda-feira (3).

Nos dias em que as unidades básicas estiverem fechadas, os pacientes poderão procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Atendimento Médico Ambulatorial (AMAs) e pronto-socorros 24 horas.

AMAs/UBSs Integradas

As 82 unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) integradas a UBSs localizadas no município funcionam nesta sexta (31) e no sábado (1°), das 7h às 19h, apenas como pronto atendimento.

Saúde animal

Os hospitais municipais veterinários da Zonas Norte, Leste e Sul realizam apenas atendimentos de urgência nesta sexta (31), das 7h às 12hO serviço ficará suspenso no sábado (1°) e no domingo (2) e será retomado normalmente na segunda-feira (3).

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado.

CPTM

Nesta sexta-feira (31), todas as linhas da CPTM operam com intervalos habituais de um dia útil. Já no sábado (1°) e no domingo (2), a programação será equivalente a de domingo, com intervalos médios de até 35 minutos. A Linha 13-Jade opera com 20 minutos de intervalo entre os trens todos os dias.

Metrô (incluindo ViaQuatro e ViaMobilidade)

Não haverá alterações, operando todos os dias das 4h40 às 00h, com frota de trens e intervalos normais para um dia útil.

EMTU

Nesta sexta (31) e no sábado (1º) a programação das linhas será diferenciada e as partidas seguirão os horários de domingo. Na segunda-feira (3), a operação volta à habitual de um dia útil.

SPTrans

Operação dos ônibus

Na véspera do Ano Novo, a circulação dos ônibus será normal. No dia 1º, a frota será equivalente a de um domingo.

Rodízio de veículos

O rodízio municipal de veículos está suspenso desde o dia 20 de dezembro. A restrição voltará a vigorar no dia 17 de janeiro de 2022, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Serviços bancários

As instituições bancárias realizaram atendimento ao público até esta quinta-feira (30). Nesta véspera de Ano Novo (31), o serviço está suspenso.

No sábado, 1º de janeiro, como em todos os feriados, as agências estarão fechadas.

“A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras”, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

“Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte”.

Correios

Nesta sexta-feira (31) e no sábado (1°) não haverá atendimento na rede de agência e na Central de Atendimento ao Cliente (CAC).

Os serviços voltam a funcionar normalmente na segunda (3).

Parques municipais e centros esportivos

Os parques urbanos fecharão três horas antes do horário normal nesta sexta (31) e abrirão três horas mais tarde no sábado (1°).

Os parques naturais Bororé, Itaim, Jaceguava e Varginha ficam fechados nesta sexta para manutenção, mas estarão abertos no sábado, das 11h às 17h.

O Parque Natural Fazenda do Carmo abre nesta sexta, das 8h às 14h, e também no sábado, das 11h às 17h.

Os Centros Esportivos abrem neste dia 31, porém sem atendimento disponível. No dia 1º de janeiro, estarão fechados.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo fecham durante os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro em todo estado de São Paulo. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (3), no horário habitual de cada local, com agendamento prévio via site ou aplicativo de celular.

Os atendimentos são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Outros serviços, como emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA ou da carteira de vacinação digital contra a Covid-19, podem ser realizados on-line, inclusive no feriado.

.

.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias