A cólera é uma doença intestinal séria causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae

Lillia Soares Publicado em 21/04/2024, às 18h13
Nesta última sexta-feira (19), a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente anunciou que em Salvador, Bahia, foi registrado o primeiro caso autóctone de cólera no Brasil em 18 anos. Isso quer dizer que a pessoa pegou a doença localmente, sem ter ido a lugares onde a cólera é comum.
Conforme informa o portal Metrópoles, o paciente, um homem de 60 anos da capital baiana, teve seu caso diagnosticado por testes laboratoriais. Segundo informações da secretaria, ele não possui histórico de viagens para áreas onde a cólera é comum, nem teve contato conhecido com outras pessoas infectadas.
Autoridades de saúde afirmaram que, até agora, o único caso não causou um surto em Salvador. Além disso, equipes de saúde locais investigaram cuidadosamente, acompanhando as pessoas próximas ao paciente, mas não encontraram mais casos de transmissão da doença.
A cóleraé uma doença intestinal séria causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae. Geralmente, ela se espalha através de água ou alimentos contaminados. Os sintomas incluem diarreia intensa e rápida desidratação. Se não for tratada corretamente, pode ser fatal.
Mesmo com o caso de cólera, as autoridades de saúde garantem que estão tomando medidas sérias para evitar que a doença se espalhe. As pessoas devem lavar as mãos corretamente e buscar ajuda médica se apresentarem sintomas suspeitos.
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

A Soberania Começa em Casa

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

VÍDEO: Mulher cai entre trem e plataforma durante superlotação na Linha 9-Esmeralda

Governo mira a própria militância e ignora os interesses estratégicos do Brasil

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

Pagamento do Bolsa Família em junho já tem data marcada; veja calendário

Alcolumbre reage a pressão por CPMI do Banco Master: "Palanque eleitoral"

O impacto dos Influenciadores Digitais nas decisões de compra