Diário de São Paulo
Siga-nos

Seja a sua evolução

O que queremos pra nós e para a sociedade num todo? Evolução. Esta, sem dúvida, é uma boa resposta. Você pode ter pensado em outro desejo, algo menos complexo

EVOLUÇÃO PESSOAL
EVOLUÇÃO PESSOAL

Redação Publicado em 27/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h31


O que queremos pra nós e para a sociedade num todo? Evolução. Esta, sem dúvida, é uma boa resposta. Você pode ter pensado em outro desejo, algo menos complexo e mais imediatista como querer saúde, dinheiro, uma viagem, um amor… Mas no fundo, bem lá no fundo, a gente quer mesmo é ser melhor que ontem.

Mas como? Basta querer? É preciso um guia? Tem que se inscrever num coaching motivacional ou talvez procurar terapia? É melhor ler mais livros? Tem algum guia pra seguir? Tem bula? Reza brava? Como seria maravilhoso se a evolução fosse como um bolo. Mesmo quem não sabe cozinhar consegue. É só seguir o passo a passo. Quase não tem erro.

Muitos sabem o que querem mudar ou onde gostariam de chegar. Mas dar o pontapé inicial é um problema. E diante disso, e se o ponto de partido for inverso? E se a pergunta for “o que quer conservar em você?”. Se você é do tipo Gabriela que “nasceu assim e vai morrer assim”, a evolução pode ser difícil. Mas por outro lado, se você abandonar a sua natureza, a sua personalidade e os seus princípios e acreditar que deve se tornar alguém totalmente diferente, talvez você não estará evoluindo… estará apenas não sendo mais você.

Evoluir não é se transformar. Claro, que ao longo da vida a gente muda e amadurece, mas nesta busca pela evolução o importante mesmo é se ouvir e fazer a sua seleção natural. Saber o que tem de bom, mas que precisa ser lapidado e melhor desenvolvido. A evolução parte do que você escolhe conservar. Somos produto e produtores de nós mesmos e do nosso mundo.

Falando em mundo… viver neste aqui tem sido cada vez mais complicado. Não ache que é no outro que você vai se tornar alguém melhor. Busque se inspirar no bem, na alegria alheia e nos bons exemplos. Também se espelhe em histórias de superação, mas nunca abra mão da sua identidade. O crescimento está muito mais perto do que se imagina. Seja você a sua própria evolução!

Compartilhe  

últimas notícias