Diário de São Paulo
Siga-nos

Santa Casa de Guararapes tem 39 cirurgias afetadas por causa de greve

Pacientes da Santa Casa de Guararapes (SP) estão sem médicos há quase um mês e já tiveram 39 cirurgias adiadas, por causa da greve dos funcionários. O motivo

Santa Casa de Guararapes tem 39 cirurgias afetadas por causa de greve
Santa Casa de Guararapes tem 39 cirurgias afetadas por causa de greve

Redação Publicado em 26/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h30


Pacientes estão sem atendimento médico e tiveram cirurgias adiadas. Reunião deve ser agendada para um novo acordo.

Pacientes da Santa Casa de Guararapes (SP) estão sem médicos há quase um mês e já tiveram 39 cirurgias adiadas, por causa da greve dos funcionários. O motivo da paralisação é a falta de pagamento dos salários de janeiro, fevereiro, março e maio deste ano.

Os profissionais que aderiram à greve são responsáveis pela ortopedia, anestesia, cirurgia, obstetrícia e otorrinolaringologia da Santa Casa. Os médicos até voltaram a trabalhar parcialmente, mas mesmo assim continua afetando os serviços.

De acordo com a direção do hospital, a paralisação afetou diretamente o atendimento de pacientes internados e de quem precisa de um médico especialista, além da suspensão das cirurgias eletivas, que são agendadas previamente.

No dia 12 deste mês, a prefeitura e a direção da Santa Casa fizeram um acordo com os médicos para reabrir as internações feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e retomar os exames de raio-X. Os funcionários desses setores tiveram os salários atrasados quitados nesta quarta-feira (25).

Os funcionários devem voltar a trabalhar assim que tiverem os salários atrasados pagos. Em nota a Santa Casa de Guararapes informou que está aguardando a liberação de recursos do governo e, disse ainda, que as negociações estão em andamento e devem ser resolvidas nos próximos dias.

Os atendimentos no pronto-socorro não foram afetados, só que quem chega precisando passar por uma cirurgia com urgência é transferido para outros hospitais da região.

A prefeitura tem participado das negociações junto com a Santa Casa. Além dos R$ 300 mil que repassa todos os meses para o pronto-socorro, repassou mais R$ 100 mil para pagar os salários atrasados dos clínicos gerais e radiologista. Agora, diz que busca verbas para fazer o mesmo com os cirurgiões.

“Algumas verbas são emendas, outra parte do próprio Tesouro, até sexta-feira vamos estar tudo resolvido e fazer as cirurgias”, afirma o prefeito de Guararapes Tarek Gardhan.

A prefeitura disse também que alguns médicos estão devendo cirurgias para a Santa Casa e que só vai pagar pelo serviço que foi feito. Disse também que assim que a greve terminar, a Santa Casa vai se reunir com os cirurgiões para colocar os procedimentos em dia.

Compartilhe  

últimas notícias