Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP continua vacinação de idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19 neste sábado

A Prefeitura de São Paulo continua neste sábado (6) a vacinar os idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19. A imunização desta faixa etária deve se

Prefeitura
Prefeitura

Redação Publicado em 06/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h31


A Prefeitura de São Paulo continua neste sábado (6) a vacinar os idosos com mais de 90 anos contra a Covid-19. A imunização desta faixa etária deve se estender até o dia 15 de fevereiro. A medida é para que o público consiga se vacinar com tranquilidade e sem aglomerações.

Neste sábado, os maiores de 90 anos podem ir até uma das 87 Unidades Básicas de Saúde (UBS) integradas com AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) da cidade para receber a primeira dose da vacina.

A imunização deste público na capital teve início na sexta-feira (5), que foi marcada por emoção e alívio. Na UBS da Vila Prudente, os idosos foram recebidos com um cartaz que celebrava a data: “O dia da esperança chegou”, e, na UBS Santo Amaro houve quem ganhasse a vacina de presente de aniversário.

Nos dias de semana, o atendimento vai acontecer em todas as 468 UBS, das 7h às 19h.

UBS Vila Prudente com placa que comemora chegada da vacina contra a Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

UBS Vila Prudente com placa que comemora chegada da vacina contra a Covid — Foto: Reprodução/TV Globo

A Prefeitura também começou a vacinação domiciliar para a mesma faixa etária de pessoas que têm restrição de mobilidade, e na segunda-feira (8) serão abertos os cinco locais para atendimento em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru. O serviço vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

  • Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller;
  • Estádio Neo Química Arena (Corinthians);
  • Autódromo de Interlagos; – Rua Jacinto Júlio, portão EHN;
  • Anhembi – Rua Olavo Fontoura – Portão 38;
  • Igreja Boas Novas – Rua Marechal Malet, 611 – Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo.
  • Também passarão a aplicar as doses da vacina na segunda-feira (8) quatro centros-escolas do município.

Também na segunda-feira, quatro centro-escolas também vacinarão, nos mesmos horários das UBSs, de 7h às 19h:

  • Centro-Escola Barra Funda
  • Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
  • Centro-Escola Vila Mariana
  • Rua Ambrosina de Macedo, 94
  • Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
  • Av. Dr. Arnaldo, 925
  • Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
  • Av. Vital Brasil, 1.490

De acordo com a gestão municipal, mais de 32.737 idosos devem ser vacinados nessa etapa da campanha. A segunda dose começa aplicada neste público em 20 de fevereiro.

“Se deus quiser vamos completar a vacinação e, quem sabe, até antecipar vacinação de idosos entre 84 e 90 anos”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Cidade de São Paulo começa a vacinar pessoas acima de 90 anos

Cidade de São Paulo começa a vacinar pessoas acima de 90 anos

Cadastramento

Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Entretanto, a população não deixará de ser vacinada por falta de cadastro. O secretário municipal da Saúde afirma que a ferramenta serve para facilitar o serviço dos profissionais de saúde.

“Ninguém deixará de ser vacinado porque eventualmente não se cadastrou, mas facilita o trabalho. Nos drive-thru, por exemplo, as equipes estarão com tablets e, já tendo cadastro no sistema, facilita”, disse Edson Aparecido.

Antecipação

Na capital, a data foi antecipada pela gestão de Bruno Covas. Inicialmente, a previsão do governo estadual era de que a vacinação desta faixa etária começasse em todo o estado apenas na segunda-feira.

De acordo com a prefeitura, a antecipação foi possível porque todas as UBSs da capital paulista já foram abastecidas com doses suficientes para atender este público.

Nas outras cidades do estado, permanece e a previsão de começar a vacinação na segunda.

Idosos vacinados

Segundo a Prefeitura, o município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

Na terça-feira (11) terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

“São os profissionais que têm consultório particular, que não estão dentro do sistema público ou privado do SUS. Na terça feira iniciaremos a vacinação desses profissionais nas UBS e drive-thrus”, explicou Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.

Vacinação no estado de São Paulo

O estado de São Paulo vacinou 662.338 pessoas contra a Covid-19, segundo balanço do “vacinômetro” da Secretaria Estadual de Saúdeatualizado até as 21h desta quinta-feira (4).

Em São Paulo, a vacinação começou no dia 17 de janeiro com os profissionais de saúde. Também receberam as primeiras doses da vacina os indígenas, quilombolas e idosos que vivem em instituições.

Pelas regras do Plano Nacional de Imunização (PNI), o estado tem direito a cerca de 20% de cada remessa das vacinas que são liberadas para uso. A taxa é calculada pela proporção da população.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias