Diário de São Paulo
Siga-nos

Pessoas em condições de risco terão prioridade em testes em São Paulo

A partir de hoje (15) a capital paulista passa a realizar o diagnóstico para covid-19 e síndrome gripal de forma clínica, priorizando a testagem para as

Pessoas em condições de risco terão prioridade em testes em São Paulo
Pessoas em condições de risco terão prioridade em testes em São Paulo

Redação Publicado em 15/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h00


Diagnóstico passa a ser realizado a partir de hoje

A partir de hoje (15) a capital paulista passa a realizar o diagnóstico para covid-19 e síndrome gripal de forma clínica, priorizando a testagem para as pessoas que integrem grupos específicos considerados em condições de risco. A medida está sendo implantada devido à alta demanda de atendimento de síndrome gripal (SG) nas unidades hospitalares, nas Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidade Básica de Saúde (UBS), AMA/UBS Integradas, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e prontos-socorros.Pessoas em condições de risco terão prioridade em testes em São PauloPessoas em condições de risco terão prioridade em testes em São Paulo

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, pertencem ao grupo de risco pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde e população em situação de rua. Para esse público, quem apresentar dois ou mais sintomas gripais será submetido ao RT-PCR ou teste rápido antígeno, de acordo com a disponibilidade do insumo.

“Após o diagnóstico, esse grupo será monitorado por meio de atendimento telefônico e serão analisadas as condições clínicas por sete dias. Deverá também ser disponibilizado oxímetro e orientações sobre agravamento dos sintomas. Se houver piora clínica ou saturação menor do que 93%, dispneia ou taquipneia, aumento de febre por mais de três dias, exacerbação da doença de base ou bioquímicos ou imagem alteradas o paciente deverá ser encaminhado para Rede de Urgência e Emergência (RUE)”, informou a prefeitura.

Para pessoas fora do grupo de risco e que apresentarem dois ou mais sintomas gripais, o diagnóstico será realizado prioritariamente de forma clínica, considerando o histórico de contato próximo ou domiciliar nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas com pessoas confirmadas para covid-19.

Os sintomas gripais agudos são caracterizados por pelo menos dois dos seguintes sinais: febre (mesmo que referida); calafrios; dor de garganta; tosse; coriza; e distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

Se o diagnóstico for positivo, o paciente deverá permanecer em isolamento por sete dias após início de sintomas. Se ao final desse período ele não apresentar sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, será liberado do isolamento. Caso contrário, deverá permanecer em quarentena até o décimo dia.

Crianças

Em crianças acrescenta-se aos sintomas a obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos devem-se considerar também critérios específicos de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Na suspeita da Covid-19, a febre pode estar ausente e sintomas gastrointestinais (diarreia) podem estar presentes.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias