Diário de São Paulo
Siga-nos
Saiba como usar

Comunidades: nova ferramenta do WhatsApp chega no Brasil; veja como funciona

O aplicativo deu início ao lançamento do recurso nesta quinta-feira (26)

Existe uma certa preocupação de que o novo recurso do WhatsApp possa aumentar a propagação das fake news - Imagem: reprodução/Pixabay
Existe uma certa preocupação de que o novo recurso do WhatsApp possa aumentar a propagação das fake news - Imagem: reprodução/Pixabay

Thais Bueno Publicado em 26/01/2023, às 16h50


Nesta quinta-feira (26), o WhatsApp deu início à liberação da nova ferramenta lançada por eles, as Comunidades, no Brasil. De acordo com informações oferecidas pela própria companhia, quem usa o aplicativo poderá ver a nova função aos poucos.

Mas por que só está sendo implementada agora? Originalmente, o recurso foi lançado em abril do ano passado. No entanto, em respeito ao período eleitoral brasileiro, a empresa afirmou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não faria mudanças significativas durante as eleições.

Vale mencionar que, mundialmente, a ferramenta começou a ser lançada em novembro de 2022

Como funciona?

O objetivo das Comunidades, é, basicamente, reunir diversos grupos que, de certa forma, estão relacionados no WhatsApp.

Um exemplo de como pessoas da mesma escola podem utilizar o recurso: criando uma comunidade escolar, seria possível reunir grupos de pais, de organização de uma excursão ou também para combinar carona de ida ou volta para o local.

O mesmo raciocínio pode ser usado em condomínios - pode haver um grupo para reserva do salão de festas, reunião de condomínio, pessoas que frequentam a academia). Até mesmo empresas, que costumam ter grupos de diferentes setores, ou ONGs (Organizações Não Governamentais) podem se beneficiar da nova função.

A opção de criar uma Comunidade no WhatsApp estará disponível a partir desta quinta (26). Para utilizá-la, é só clicar nela, digitar um nome, pensar em uma descrição e adicionar grupos relacionados ao assunto.

O total de grupos de uma Comunidade não pode passar de 50. Isso dá espaço para um total de 5000 membros.

O que as Comunidades têm em comum? Todas possuem um canal sinalizado por um megafone, que permite que o administrador possa mandar avisos para todas as pessoas. Basicamente, as funções do adminstrador são:

  • Enviar mensagens para todos os participantes;
  • Adicionar e remover membros e/ou grupos;
  • Criar novos grupos dentro da Comunidade;
  • Apagar mensagens ou mídias que considerar abusivas;
  • Adicionar grupos dos quais não faz parte (porém, não conseguirá ler as conversas). 

Os usuários, por sua vez, poderão sair das Comunidades, bloquear contatos, denunciar abusos e decidir quem pode colocá-los em uma Comunidade.

Comunidades no WhatsApp. Imagem: reprodução/Twitter
Comunidades no WhatsApp. Imagem: reprodução/Twitter

Preocupação com as fake news

De acordo com o UOL, existe uma certa preocupação de que o novo recurso do WhatsApp possa aumentar a propagação das fake news.

Mesmo que as mensagens sejam criptografadas (são codificadas de maneira que apenas as pessoas envolvidas na conversa possam lê-las), o WhatsApp disse que irá estimular que pessoas denunciem Comunidades e mensagens problemáticas.

"Sempre que soubermos de comunidades envolvidas em abusos, como distribuição de material de abuso sexual infantil ou coordenação de violência ou tráfico de pessoas, baniremos membros ou admins da comunidade, dissolveremos a comunidade ou baniremos todos os membros da comunidade".

Compartilhe  

últimas notícias