Diário de São Paulo
Siga-nos
Nova função

Whatsapp lança novo recurso para "grupos de até 1.000 pessoas"

A atualização foi anunciada globalmente e também permite chamadas de vídeo de até 32 participantes

Whatsapp lança recurso com "grupo de 1.000 pessoas", mas Brasil fica de fora; entenda - Imagem: Agência Brasil
Whatsapp lança recurso com "grupo de 1.000 pessoas", mas Brasil fica de fora; entenda - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 04/11/2022, às 12h18


O Whatsapp anunciou a novidade, que intitulou como "Comunidades", ainda em abril desse ano, mas deve entrar em vigor nos próximos dias para outros países.

O recurso permite que administradores criem grupos de mais de 1.000 pessoas, além de enquetes e grandes chamadas de vídeo.

A ideia a trazer o Whatsapp para um olhar mais corporativo e possibilitar que ele funcione com organizações maiores e com recursos ampliados, de acordo com a Meta.

Conforme a empresa explicou para o G1, a atualização não deve chegar no Brasil antes de 2023.

O atraso se deve à proximidade do lançamento com as eleições no país e o temor de ser utilizada como mais uma ferramenta para a disseminação de notícias falsas nas camapanhas eleitorais.

É válido lembrar que o Whatsapp assinou um acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se comprometendo a tomar providências para combater as fake news, juntamente com outros aplicativos do grupo Meta.

Contudo, o aplicativo informou que o não lançamento da atualização no Brasil foi uma decisão estartégica e que nada tem a ver com o acordo firmado com o órgão federal.

Já em agosto, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recebeu a informação que o "Comunidades" só será implementado no Brasil em 2023.

Whatsapp Comunidades

O recurso permitirá a reunião de vários usuários em uma mesma rede contatos muito maior que a permitida atualmente. Na atualização, os administradores desses grupos poderão enviar notificações para milhares de pessoas simultaneamente.

Além disso, o "Comunidades" também permite a criação de grupos de até 1.042 pessoas, um número bem superior aos 256 que são implementados hoje e continuarão valendo no Brasil.

Outra novidade é a possibilidade de numerosas videochamadas, que agora irão ser liberadas para até 32 participantes.

Enquetes no chat também é uma nova tecnologia que será integrada à atualização.

Compartilhe  

últimas notícias