Diário de São Paulo
Siga-nos

Você sabia que o excesso de colesterol ruim no organismo pode fazer você 'falhar na hora H'?

Não é só o coração que sofre quando essa substância está acima dos níveis desejáveis, a vida sexual também pode ser prejudicada

Você sabia que o excesso de colesterol ruim no organismo pode fazer você 'falhar na hora H'? - Imagem: Freepik
Você sabia que o excesso de colesterol ruim no organismo pode fazer você 'falhar na hora H'? - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 08/08/2022, às 13h27


No dia 08 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol. Quando se fala nesse tema, logo se pensa na saúde cardiovascular. E não é para menos, já que ela pode ser muito afetada pela ação dos tipos ruins do colesterol, o LDL e o VLDL. Isso porque eles podem se depositar nas paredes das artérias formando placas que podem atrapalhar a circulação ou até mesmo entupir vasos, levando a problemas como infarto do miocárdio e AVC (derrame), entre outros. Mas, o que muita gente não sabe é que esse processo também pode afetar as artérias cavernosas que são responsáveis por levar sangueaos corpos cavernosos, estruturas que lembram esponjas na parte interna do pênis, ao ficarem cheias de sangue, provocam a ereção do pênis.

Além disso, há uma faceta hormonal nesse cenário, pois se essas substâncias estão acima ou abaixo dos níveis desejados, acabam afetando a produção dos hormônios sexuais, a testosterona e a progesterona, por exemplo. Todos esses fatores associados podem levar à temida disfunção sexual, quadro que segundo estatísticas atinge cerca de 25 milhões de brasileiros com mais de 18 anos em algum grau.

Mas, é bom que fique claro que o problema não está diretamente ligado ao colesterol em si. “Ele é um álcoolque é fabricado pelo nosso organismo para combater o sofrimento dos vasos sanguíneos e necessita de moléculas de lipoproteínas, ou seja, formadas por gordura e proteína, para se deslocar pelo corpo”, explica o endocrinologista Regis Salgado Martins, da Clínica Upmen, especializada em saúde sexual masculina. “Quando a quantidade de gordura dessas moléculas é maior do que a de proteína, como acontece no LDL e no VLDL, sua mobilização fica prejudicada e facilita o seu acúmulo, mas quando acontece o contrário, como é o caso do HDL, sua movimentação acontece com mais facilidade e proporciona benefícios ao corpo, protegendo as artérias”, acrescenta. Por essa razão, diante de um exame que aponte que o colesterol total está alto, é preciso que o resultado seja analisado com cuidado antes que qualquer atitude seja tomada. “Se o predomínio for de HDL, não há razão para iniciar um tratamentopara esse fim”, afirma Martins.  

Sobre o especialista:

Formado pela Universidade de Mogi das Cruzes – SP. Clinica Médica Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Pós - graduado em Estética. IAMSP - Hospital dos Servidores Públicos Estado de São Paulo – Setor de Estatística e Arquivo Médico. Pós - graduação em Endocrinologia. Hospital Metropolitano São Paulo - Responsável do setor de Pronto Socorro e Clínica Médica. Clinica Personna - São Paulo, Brasília Clinica Médica, Endocrinologia e Estética. Clínica Prof Roberto Tulli - Médico - Clínica Médica Endocrinologia e Estética. Clinica Dr. Herbert Gauss Médico - Clínica Médica / Endocrinologia e Estética. Clinica Dr. Regis Salgado - Clínica Médica – Endocrinologia e Estética. Palestrante - Congresso Cientifico Internacional de Estética e Cosmetologia São Paulo, Tema - Recursos Físicos de ultima geração em tratamentos estéticos. Palestrante - 7o Congresso Científico Brasileiro de Estética, Tema - Recursos Físicos em tratamentos estéticos. Clínica Médica ‚Endocrinologia e tratamentos como TRH. Estética Médica. Boston Medical Group. . UP-Men Clinicas Médicas, Médico Diretor Clínico-Responsável Técnico.

Compartilhe  

últimas notícias