Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE DA PELE

Veja quais são os melhores alimentos para saúde da pele no verão

Alguns alimentos, além de proteger a pele contra o sol, acabam tornando o bronzeado mais bonito

Alguns alimentos, além de proteger a pele contra o sol, acabam tornando o bronzeado mais bonito - Imagem: Reprodução/Freepik
Alguns alimentos, além de proteger a pele contra o sol, acabam tornando o bronzeado mais bonito - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 01/02/2024, às 09h17


Durante o verão, a pele exige ainda mais cuidados, uma vez que estamos expostos a um sol mais intenso e a altas temperaturas.

Segundo o Metrópoles, alguns grupos de alimentos oferecem proteção contra a radiação solar e, de quebra, ainda deixam o bronzeado mais bonito. Entre eles, estão os alimentos que são fontes de carotenoides e polifenóis, que ajudam na síntese de pigmentos com função fotoprotetora.

De maneira geral, podemos dizer que, quando consumidos, esses alimentos ajudam a proteger a pele contra os raios solares", explicou a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Segundo o Saúde em Dia, a doutora Marcella reforça a importância do consumo dos alimentos que são fontes de carotenoides e polifenóis.

Entre eles, estão aqueles que são fontes de carotenoides – isto é, fontes de pigmentos que vão desde o verde, passando pelo amarelo e laranja, até os vermelhos;, e os que são fontes de polifenóis, principalmente os de tom vermelho escuro e arroxeados. Carotenoides e o polifenóis do tipo antocianidinas são importantes fotoprotetores orais, por seu tipo de atividade antioxidante", explicou a especialista.

Confira os alimentos que são ricos em carotenóides e polifenóis:

  • Abóbora, cenoura, folhas verdes, tomate, mamão e especiarias, como páprica e cúrcuma, são fontes de carotenoides;
  • Frutas vermelhas, uvas escuras e chocolate, com pelo menos 70% de cacau, são fontes de polifenóis antioxidantes e fotoprotetores.

De um modo geral, pensando na "energia vital" da pele ao longo do verão, a médica nutróloga destacou que é importante manter uma dieta equilibrada, variada e o mais natural possível, com aporte adequado que relaciona proteínas magras ou vegetais como as leguminosas, carboidratos complexos, proveniente de frutas, vegetais folhosos, legumes, farelos dos cereais integrais e tubérculos.

Além de gorduras boas como o azeite de oliva, os peixes de água fria e as nozes e castanhas. Tudo isso acompanhado de hidratação adequada, que deve ser feita preferencialmente através do consumo de água, que sempre é a melhor opção, apesar de líquidos como os chás, as águas saborizadas e os sucos naturais também serem contabilizados e bem-vindos", acrescentou.

Veja quais outros alimentos são recomendados consumir no verão:

  • Proteínas magras, carnes, ovos e laticínios, e proteínas vegetais como leguminosas: feijões, ervilhas, lentilhas e grão de bico, necessárias para a síntese de colágeno;
  • Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), principais fontes de vitamina C e importantes fontes de carotenoides;
  • Peixes de água fria como salmão e sardinha, nozes e linhaça são fontes alimentares de ômega 3 que mantém o perfil inflamatório da pele em equilíbrio.
Compartilhe  

últimas notícias