Diário de São Paulo
Siga-nos
Varíola do macaco

Varíola do macaco chega na Baixada Santista; confira as cidades

Os casos positivos da doença surgiram após o decreto de emergência global da OMS

Varíola do macaco chega na Baixada Santista; confira as cidades - Imagem: reprodução Instagram @nordestediaadia
Varíola do macaco chega na Baixada Santista; confira as cidades - Imagem: reprodução Instagram @nordestediaadia

Vitória Tedeschi Publicado em 25/07/2022, às 19h05


Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar no último sábado (23) a varíola dos macacos como emergência de saúde global, a doença conhecida mundialmente como monkeypox, chegou ao litoral de São Paulo.

Somente no estado de São Paulo, existem 590 notificações positivas, sendo 486 deles na capital. Já na Baixada Santista, dois casos foram confirmados na manhã desta segunda-feira (25), sendo um na cidade de Praia Grande e outro em Itanhaém.

A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e segundo a pasta os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos dois municípios, com apoio do Estado.

A secretaria também ressaltou que o vírus Monkeypox faz parte da mesma família da varíola (erradicada desde 1980). "É importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos".

De acorco com a Prefeitura de Itanhaém, o paciente está em isolamento domiciliar e não apresenta sintomas. A Vigilância Epidemiológica do município aguarda o resultado de exames e acompanha o caso.

Como se proteger da Varíola dos Macacos: 

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.

"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças", disse a agência.

Sintomas da doença:

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Dor nas costas;
  • Gânglios (linfonodos) inchados;
  • Calafrios;
  • Exaustão.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.

Saiba mais sobre a doença aqui.

Compartilhe  

últimas notícias