Diário de São Paulo
Siga-nos
Varíola dos macacos

Varíola dos macacos: Mariana (MG) regista primeiro caso; saiba mais

Até o momento, no Brasil existem 310 casos confirmados da doença

Os casos da doença no Brasil subiram 185% em uma semana, a informação é do Ministério da Saúde - Imagem: reprodução Instagram @nordestediaadia
Os casos da doença no Brasil subiram 185% em uma semana, a informação é do Ministério da Saúde - Imagem: reprodução Instagram @nordestediaadia

Vitória Tedeschi Publicado em 14/07/2022, às 18h40


Nesta quinta-feira (14) foi afirmado pela Secretaria Municipal de Saúde que a cidade histórica de Mariana, na região Central de Minas Gerais,confirmou o primeiro caso de Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos.A confirmação aconteceu depois que a Secretaria recebeu o exame com o resultado positivo da Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Também segundo a Secretaria de Saúde de Mariana, o paciente é do sexo masculino, tem cerca de 40 anos e passou por avaliação médica que constatou a possibilidade da doença. Ele não apresentou a necessidade de internação hospitalar e seu estado de saúde é estável, por isso, permanece em isolamento domiciliar e está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

O paciente relatou que fez uma viagem recente ao Rio de Janeiroe após o retorno apresentou os primeiros sintomas, foi quando resolvou procurar um médico.

A doença é considerada uma zoonose viral(o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais). Os principais sintomas se assemelham a uma gripe, sendo febre, dor de cabeca e dor no corpo os mais comuns. A transmissão está ocorrendo de humano para humano, no contato físico próximo a casos sintomáticos. Para saber mais sobre a doença leia a matéria que fizemos sobre isso, aqui.

De acordo com a Prefeitura de Mariana, em Minas Gerais, até o dia 10 de julho foram confirmados 18 casos pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo 15 em Belo Horizonte, 02 em Sete Lagoas e 01 em Governador Valadares.

Compartilhe  

últimas notícias