O Instituto Sou da Paz analisou a quantidade de roubos em todas as delegacias do estado de São Paulo nos meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022. A região

Redação Publicado em 07/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 11h43
O Instituto Sou da Paz analisou a quantidade de roubos em todas as delegacias do estado de São Paulo nos meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022. A região central da capital paulista e a cidade de Praia Grande, no litoral, tiveram aumento nos números de registros desses crimes no período durante a pandemia de Covid.
Nesse levantamento, feito a partir de dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), não foi considerado o roubo a banco e o roubo de carga. As cinco delegacias com o maior aumento no número de registros de roubos no estado são:
Roubos em São Paulo
| Distrito Policial | 2021 | 2022 | Variação |
| 3º DP, Campos Elíseos, São Paulo | 338 | 703 | + 365 |
| 2º DP, Praia Grande | 44 | 158 | + 114 |
| 4º DP, Consolação, São Paulo | 132 | 241 | + 109 |
| 3º DP, Praia Grande | 11 | 81 | + 70 |
| 11º DP, Santo Amaro, São Paulo | 139 | 208 | + 69 |

3º Distrito Policial, Campos Elíseos, teve aumento no registro de roubos durante a pandemia — Foto: Reprodução/Google Maps
O 3º Distrito Policial (DP), no bairro de Campos Elíseos, no centro de São Paulo, foi a delegacia que teve maior aumento de registros de roubos, comparando janeiro deste ano com o mesmo período do ano passado. Foram 338 boletins de ocorrência em 2021 e 703 em 2022, o que representa 365 registros a mais.
Logo em seguida aparece o 2º DP de Praia Grande, com 44 boletins de ocorrência em janeiro no ano passado e 158 no mesmo período deste ano: 114 registros a mais.
Os outros três distritos com aumento de casos de roubos são da capital paulista e Praia Grande também. Vídeos e câmeras de segurança chegaram a gravar parte desses roubos. Eles mostram que os assaltantes atacam vítimas que, geralmente, estão caminhando nas ruas. No litoral, por exemplo, os bandidos agem em regiões próximas a casas de veraneio, onde há presença de turistas.
O Sou da Paz também tabulou as cinco delegacias que tiveram queda no registro de roubos comparando janeiro de 2022 com o mesmo período de 2021:
Queda de roubos em São Paulo
| Distrito Policial | 2021 | 2022 | Variação |
| 41º DP, Vila Rica, São Paulo | 145 | 96 | – 49 |
| 1º DP, Diadema | 166 | 125 | – 41 |
| 3º DP, São Bernardo do Campo | 112 | 74 | – 38 |
| 101º DP, Jardim das Imbuias, São Paulo | 208 | 170 | – 38 |
| 8º DP, Osasco | 97 | 60 | – 37 |
Apesar de o levantamento indicar queda nos registros de roubos em delegacias da capital, Diadema, São Bernardo e Osasco, outras cidades da região metropolitana, pessoas ouvidas pela reportagem disseram que a sensação de insegurança continua.
“Eu particularmente indo trabalhar, as 7h fui assaltada”, disse a auxiliar administrativo Karen de Santana Soares Santos.
“Até tem policiamento, mas a criminalidade está maior”, falou Vanessa de Jesus Moraes, que trabalha como auxiliar administrativo.
“Falta investimento no policiamento”, afirmou a administradora Zilma dos Santos.
.Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

OAB recorre ao STF após Moraes impedir visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

França e Espanha decidem vaga na final da Copa do Mundo

Ex-candidata a vereadora em SP, Zilu Camargo é cobrada pela Justiça Eleitoral

Harry Styles é visto por fãs no Parque Ibirapuera antes de maratona de shows em São Paulo

Morte de pastor durante ação policial gera protesto no Jardim São Francisco