Diário de São Paulo
Siga-nos

Baixada Santista passa por grandes operações com objetivo de diminuir a criminalidade

Imagem Baixada Santista passa por grandes operações com objetivo de diminuir a criminalidade

Redação Publicado em 23/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h47


A criminalidade é uma luta diária em todo o país. Policiais, de qualquer esfera e patente, têm como objetivo sanar ou, no mínimo, diminuir a criminalidade e o tráfico de drogas, no entanto, sabe-se que é um trabalho árduo e incessante.

Com esse mesmo objetivo, o Coronel Hélio dos Santos, responsável pelo CPI-6 (Comando de Policiamento do Interior 6) da Baixada Santista, encabeçou várias operações na região, desde abril, quando assumiu o comando do CPI-6.

No feriado de Corpus Christi, de 15 a 20 de junho, uma grande operação foi montada, o que resultou na prisão de 97 criminosos, sendo 16 deles procurados pela justiça e os outros 81 presos em flagrante pelos crimes de roubo, furto, receptação, associação criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos também 14 quilos de drogas e três armas de fogo. Neste mesmo período a região teve mais de 3,7 mil detentos nas ruas que foram beneficiados com a ‘saidinha temporária’.

A operação “Baixada Santista Mais Segura” da Polícia Militar, contou com o apoio de Unidades de Choque, incluindo a ROTA, BAEP, Força Tática, ROCAM, Canil, helicópteros Águia e outros, que realizaram ações de saturação e fiscalização em vários pontos da cidade, além de incursões em comunidades com pontos de delinquência, seja para tráfico de drogas ou como esconderijos de criminosos e armas.

Além disso, foram fiscalizados mais de 3.500 veículos (carros e motos), sendo que 16 deles estavam na condição de roubo/furto e foram recuperados, sendo devolvidos aos seus proprietários.

“Notamos que houve uma redução nos crimes em geral, nos roubos de veículos, entre outros, comparando com o mesmo período do ano passado. O nosso desafio vem sendo reorganizar as Forças Policiais, no sentido de combater as ações criminosas que estavam acontecendo, com atenção especial aos principais pontos e comunidades que, em geral, são usadas pelos criminosos. Essas ações acabam sendo um pouco mais violentas, já que ameaçam diretamente a vida das pessoas”, destaca Coronel Hélio.

Outras Ações

Fora da operação Corpus Christi, a Polícia Militar, ainda em conjunto com a BAEP, ROTA e outros batalhões de choque, também realizaram ações nas cidades de Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá, nesta terça-feira (21). Esta operação também foi um pedido do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori.

Segundo o Coronel Hélio, essas ações foram específicas e em conjunto também com as Prefeituras, nos casos de áreas com habitações irregulares. “Essas ações foram direcionadas com propósitos certos e resultados positivos. Em Itanhaém, por exemplo, apreendemos 19,5 quilos de drogas em apenas um dia. Foram presos dois traficantes e um procurado pela justiça”, frisa o coronel.

Vale ressaltar que nesta quarta-feira (22), também está sendo realizada outra ação direcionada na Comunidade Rádio Clube, em Santos e próximo à divisa com São Vicente.

A operação é para cumprir mandados, em conjunto com a Polícia Civil, e continua até o final do dia, mas, até o momento, já foram efetuadas duas prisões de dois homens autores de efetuar disparos contra um capitão e um tenente da Polícia Militar. Os mesmos estavam procurados pela justiça. Em um terceiro ponto, foram apreendidas drogas e duas armas, com apoio do GOE, ROTA, BAEP, Força Tática, Canil e dois helicópteros Águia.

“Nosso projeto é continuar com esse combate e, cada vez mais, aproximar a polícia da comunidade para que se sintam, efetivamente, mais segura. Vamos continuar adequando a distribuição de policiais e combatendo firmemente os pontos mais críticos de criminalidade naBaixada Santista”, conclui o Coronel Hélio.

Por Andressa Zafalon
Compartilhe  

últimas notícias