Diário de São Paulo
Siga-nos
Transplantes

Transplantes cardíacos aumentam 8% em 2023, informa a Secretaria da Saúde

Foram realizados 97 procedimentos este ano, representando o maior número dos últimos seis anos

Transplantes cardíacos aumentam 8% em 2023, informa a Secretaria da Saúde - Imagem: Reprodução Freepik
Transplantes cardíacos aumentam 8% em 2023, informa a Secretaria da Saúde - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 27/09/2023, às 16h46


No Dia Nacional da Doação de Órgãos, em 27 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) informou que houve um aumento de 8% no número de transplantes de coração realizados de janeiro a agosto de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. 

Foram realizados 97 procedimentos este ano, em contraste com os 90 do ano passado, representando o maior número dos últimos seis anos. Além disso, o número de doadores também cresceu, retornando aos níveis observados antes do início da pandemia de Covid-19.

Segundo o UOL, o  tempo de espera por um transplante varia e está sujeito à disponibilidade de órgãos compatíveis. Em média, um coração pode ser disponibilizado para potenciais receptores do grupo sanguíneo B dentro de um período de 1 a 3 meses.

A alocação de órgãos de doadores segue critérios técnicos estabelecidos por lei, incluindo compatibilidade de tipagem sanguínea, peso, altura, genética e o risco iminente de morte dos pacientes em espera pelo procedimento.

Francisco Monteiro, Coordenador do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo, esclarece que a legislação estabelece vários critérios para priorizar pacientes em situação mais crítica. Por exemplo, no caso de transplante cardíaco, é dada prioridade a pacientes que apresentam sintomas graves, como dificuldade para caminhar, fadiga extrema e a necessidade de medicamentos intravenosos 24 horas por dia, que requerem internação para administração. 

Esses critérios determinam a gravidade da condição e influenciam na priorização para o procedimento. Além disso, nos primeiros oito meses de 2023, o estado de São Paulo registrou um aumento de 9,5% no número total de transplantes realizados em comparação ao mesmo período de 2022.

Foram realizados 5.875 transplantes, com destaque para os transplantes de córnea (3.956) e de rins (1.281). O transplante de fígado teve um aumento significativo de 30,4% em 2023, com 90 procedimentos realizados, em comparação com os 69 do mesmo período do ano anterior. Rins, córneas e fígado são os órgãos com maior demanda no estado.

Compartilhe  

últimas notícias