Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

HCU: doença ultrarrara ganha novo método no SUS para ser identificada em crianças

As redes públicas terão o procedimento disponível em até 180 dias após a publicação da decisão no Diário Oficial da União

O SUS terá um novo procedimento para identificar a Homocistinúria Clássica (HCU) em crianças. - Imagem: reprodução I Freepik
O SUS terá um novo procedimento para identificar a Homocistinúria Clássica (HCU) em crianças. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 20/05/2023, às 20h53


O Sistema Único de Saúde (SUS) terá um novo procedimento para identificar a doença Homocistinúria Clássica (HCU) em crianças, ainda nos primeiros anos de vida.

De acordo com informações do portal do governo, ''o exame de triagem neonatal por espectometria de massas em tandem'' é um aglomerado de ações preventivas.

Ao ser realizado, é responsável por identificar de forma precoce doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endrocrinolóficas, assim, criando a possibilidade de evitar sequelas e até mesmo a morte por meio do tratamento.  

A mais nova decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e o procedimento deve ser oferecido em até 180 dias nas redes públicas.

A incorporação do método na triagem neonatal aconteceu pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec), ainda assim, há a detecção de uma série de outras doenças pelo teste do pezinho. 

O que é a Homocistinúria Clássica (HCU)?

Ainda de acordo com informações do portal do governo, ''é uma doença rara na qual os pacientes possuem deficiência na produção de uma enzima chamada cistationina beta-sintase (CBS)''.

No caso, a enzima é responsável por ''evitar o acúmulo da homocisteína'', que, caso permaneça no organismo, chega a níveis tóxicos e causa riscos à saúde do indivíduo. 

O tratamento é feito de acordo com orientações médicas, podendo envolver uma dieta em ricos alimentos que ajudam no funcionamento do corpo do paciente, entretanto, o caso deve ser avaliado e ter o acompanhamento de uma equipe médica. 

Compartilhe