Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde pública

Saiba o que é a nova droga K9 e quais são os seus efeitos

Jovens dependentes das drogas K9 estão tomando conta de estações de metrô; "Essa droga faz a gente ser escravo"

Jovens dependentes das drogas K9 estão tomando conta de estação; "Essa droga faz a gente ser escravo" - Imagem: reprodução TV Globo I Profissão Repórter
Jovens dependentes das drogas K9 estão tomando conta de estação; "Essa droga faz a gente ser escravo" - Imagem: reprodução TV Globo I Profissão Repórter

Milleny Ferreira Publicado em 25/10/2023, às 11h43


O Profissão Repórter desta terça-feira (24) apresentou relatos sobre as drogas mais comuns na atualidade e seus impactos na saúde. O tópico que mais teve destaque durante a exibição do programa foi a situação de jovens usuários de K9.

Uma preocupante situação está sendo a lotação de dependentes dessa droga na estação de metrô, e do terminal de ônibus de Corinthians-Itaquera, em São Paulo, que é uma das mais movimentadas. Lá podemos ver de perto exatamente os efeitos. Os jovens sob efeito dessa droga parecem até estar com um tipo de "efeito zumbi" e estão tomando conta do local.

De acordo com o G1, o programa Profissão Repórter conversou com alguns usuários no local.

Comecei [a fumar] através de amigos. Já tentei parar. A abstinência foi tão forte que eu senti dores na barriga. Eu vomitei verde, passei mal. Tive que ir até o médico", relata um usuário.
Tenho 23 anos, sou mãe de 3 filhos. Eu não aguento mais. Já faz quase uns 2 anos que eu uso essa droga. Essa droga faz a gente ser escrava", relatou outra.

O que são as drogas sintéticas K:

As drogas K, nome popular de rua, contêm canabinoidessintéticos, substâncias que afetam o cérebro de maneira semelhante à maconha, mas não são derivadas da planta.

Segundo o perito criminal Emerson Oliveira, devido à falta de estudos sobre essas substâncias, os efeitos exatos e os riscos associados ao seu uso permanecem incertos.

"Não é possível saber quais são as substâncias que causam o 'efeito zumbi'. Existem mais de 300 substâncias nas famílias dos canabinóides e não existem estudos sobre os efeitos dessas substâncias. Eu acredito que de 2 anos para cá, tem sido comum encontrar fentanil e outros opióides misturados às drogas K", avalia o perito.

Fentanil é o mais forte analgésico na classe dos opióides.

Compartilhe  

últimas notícias