Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde pública

VÍDEO forte viraliza ao mostrar efeito da "droga zumbi"; assista

A droga é uma mistura de substâncias, altamente letal

VÍDEO forte viraliza ao mostrar efeito da "droga zumbi"; assista - Imagem: reprodução redes sociais
VÍDEO forte viraliza ao mostrar efeito da "droga zumbi"; assista - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 22/09/2023, às 15h08


Esta semana, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra os efeitos da chamada "droga zumbi” em ruas da cidade de Filadélfia, nos EUA. Nas imagens, é possível ver pessoas em situação calamitosa após utilizarem as substâncias conhecidas como o fentanil e a xilazina.

De acordo com o Diário do Centro do Mundo, embora o local exato das imagens não tenha sido confirmado, o bairro de Kensington é notório por ser um cenário de tráfico de drogas a céu aberto, enfrentando uma verdadeira “epidemia” de fentanil e xilazina.

No local inclusive, existem relatos de traficantes têm combinado as duas substâncias entre si e com outras drogas letais como a metanfetamina. O opioide é considerado 50 vezes mais poderoso que a heroína e foi responsável por dois terços das 109.680 mortes que ocorreram nos EUA em decorrência de overdose, em 2022. Na ocasião, o país bateu o recorde de óbitos anuais por overdose.

Em comunicado oficial, o Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde afirmaram que a xilazina atingiu a cidade de forma particularmente severa.

Esta é a primeira vez na história de nossa nação que uma substância foi designada como uma ameaça emergente", afirmou o doutor Rahul Gupta, diretor do escritório da Casa Branca encarregado do combate às drogas, em entrevista coletiva.

Veja:

Compartilhe  

últimas notícias