Diário de São Paulo
Siga-nos
Entenda

O que é septicemia, doença do ator Dennis Carvalho, que está internado em estado grave

A informação foi divulgada por um colunista nesta quarta-feira (28)

Ele está internado no Hospital CopaStar, localizado no Rio de Janeiro - Imagem: reprodução/Twitter @HugoGloss
Ele está internado no Hospital CopaStar, localizado no Rio de Janeiro - Imagem: reprodução/Twitter @HugoGloss

Thais Bueno Publicado em 28/12/2022, às 17h31


O famoso ator Dennis Carvalho, que atualmente está com 75 anos de idade, está com uma doença chamada de Septicemia, uma infecção generalizada gravíssima. Ele está internado no Hospital CopaStar, localizado no Rio de Janeiro

As informações foram dadas, nesta quarta-feira (28), em primeira mão pelo colunista Ancelmo Gois, do veículo O Globo. Segundo apurado por ele, o estado de saúde do artista é "muito delicado".

Para confirmar a informação, a reportagem do Splash, do UOL, decidiu entrar em contato com o Hospital CopaStar. A assessoria do centro médico respondeu através da seguinte nota oficial:

"Hospital CopaStar informa que o paciente Dennis de Carvalho está internado desde o dia 26 de dezembro, sob os cuidados de seus médicos assistentes e da equipe hospitalar".

O que é a condição?

A septicemia, também conhecida como sepse, é uma condição clínica que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo, como pneumonia, infecção urinária, de intestino ou de pele.

A doença tem sim tratamento; porém, é necessário que o quadro seja descoberto logo para que uma intervenção seja feita o mais rápido possível, com o objetivo de conter o avanço da condição - se não tratado rapidamente, pode levar à morte.

Sendo assim, a septicemia é basicamente um quadro em que uma infecção em uma parte específica do corpo se espalha para o corpo inteiro, causando diversos problemas.

Algumas infecções comuns podem levar à sepse se não tratadas corretamente: Pneumonia (35% de chance), infecções na bexiga e nos rins (25%), infecções no intestino (11%) e infecções na pele (11%).

Quais são os sintomas?

Alguns sintomas característicos de infecções específicas, que acontecem em apenas um lugar do corpo, são comuns: febre, mal-estar, retenção de urina, etc.

Além disso, segundo o UOL, é preciso ficar de olho em outras coisas que, caso acontençam, precisam ser levadas a sério: alteração da consciência, aceleração da respiração e pressão baixa.

Qual é o tratamento?

O mais importante é o diagnóstico rápido. A partir disso, o tratamento se torna até simples: o médico indica o uso do melhor antibiótico dentro da primeira hora da definição do caso. Soro para hidratação e normalização da pressão também são realizados no processo de cura.

A automedicação não é recomendada pelos profissionais de saúde neste caso.

Compartilhe  

últimas notícias