Diário de São Paulo
Siga-nos
Rabdomiólise

Influenciadora é levada para UTI após efeito tóxico do spinning

A influenciadora sofreu uma lesão muscular aguda após treino de spinning

A influenciadora sofreu uma lesão muscular aguda após treino de spinning - Imagem: Reprodução/Instagram @kamilarigobeli
A influenciadora sofreu uma lesão muscular aguda após treino de spinning - Imagem: Reprodução/Instagram @kamilarigobeli

Ana Rodrigues Publicado em 10/11/2023, às 12h48


Uma aula experimental de spinning levou a influenciadora Kamila Rigobeli para a UTI. A mulher sofreu um efeito tóxicodo exercício intenso quando praticado por pessoas que não estão preparadas. Em um vídeo postado em suas redes sociais, Kamila contou que foi à aula com uma amiga e sentiu desconforto logo na saída. Nos dias seguintes, informa que teve muita dor e precisou ser internada depois que seu xixi ficou preto.

Segundo o G1, a influenciadora teve uma rabdomiólise, que é uma doença que ocorre pela reação do corpo a uma lesão muscular grave. O G1 ainda consultou especialistas para entender como isso acontece e se pode acometer qualquer pessoa.

Segundo a médica do esporte e de reabilitação do Hospital Albert Einsten, Karina Hatano, a doença acontece por uma lesão muscular aguda.

Toda vez que treinamos o nosso músculo "quebra" e essa quebra gera enzimas que são metabolizadas pelo fígado e pelo rim. A rabdomiólise acontece quando a lesão é tão grande e gera a substância em tanta quantidade que o organismo não está preparado para receber.

Quando treinamos muito intenso, o músculo quebra mais e consequentemente os rins têm que filtrar mais. Isso gera um quadro de insuficiência aguda, as toxinas aumentam e a pessoa pode precisar de diálise ou até chegar a morte", falou Karina Hatano.

Foi questionado a um médico se pode acontecer com qualquer pessoa. O médico Fabrício Buzatto, membro da sociedade brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBMEE) explicou que depende do condicionamento físico e exposição a atividades intensas.

Segundo Buzatto, apesar disso, as pessoas sedentárias e iniciantes estão mais expostas a isso, já que atletas geralmente tem o acompanhamento do desgaste do corpo antes de chegar a doença.

Pode ocorrer com pessoas que nunca fizeram exercício, não estão com os exames em dia, e se submetem a exercícios exaustivos, com uma sobrecarga muito grande da musculatura e ter sempre orientação profissional", explicou.

Quando os especialistas foram questionados se apenas pessoas praticam spinning correm esse risco, eles dizem que não e que qualquer atividade intensa, sem o preparo, alimentação e hidratação adequada, podem causar a doença. Isso inclui: crossfit, funcional, aulas de spinning, futebol e até musculação.

A médica do Einsten, Karina Hatano, explicou que fica comum em atividades que entram "na moda" porque muitas pessoas sem preparo começam a praticar e acabam expondo o corpo a uma intensidade para a qual não estava preparada.

Todo treino que tem uma carga muito intensa, sem hidratação, o rim não dá conta de filtrar os metabólitos depois da lesão. Isso independe da atividade, é uma questão de intensidade".

Fabrício Buzatto explicou que o principal método de evitar é não tentar atividades intensas. Se a pessoa era sedentária, o ideal é não forçar além do que pode suportar. Além disso, a hidratação antes e depois do exercício é uma questão importante.

Quando essas enzimas aumentam no sangue o importante é se manter bem hidratado para que o rim possa filtrar de forma eficaz, sem causar toxicidade".

Hatano alertou que as pessoas devem redobrar os cuidados com atividades que desidratam, em ambientes quentes, como o Hot Yoga, e que de forma alguma é um alerta para não fazer exercícios físicos.

Para não ter essa doença e tantas outras, a resposta é fazer atividade física. Um corpo com preparo, não vai passar por isso. O segredo é ter equilíbrio, começando com moderação, e com acompanhamento de um profissional e médico", disse.

Confira o vídeo da influenciadora Kamila Rigobeli:

Compartilhe  

últimas notícias