Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde pública

Infectologistas revelam que casos de Dengue podem aumentar muito mais após o Carnaval

A especialista relata que roupas curtas e longos períodos em festas de rua são fatores que devem agravar os casos de Dengue

Infectologistas revelam que casos de Dengue podem aumentar muito mais após o Carnaval - Imagem: Reprodução Pexels
Infectologistas revelam que casos de Dengue podem aumentar muito mais após o Carnaval - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 15/02/2024, às 14h13


Após o carnaval, é previsto que suba para um nível alarmante os casos de Dengue, Covide a influenza por todo o Brasil

Devido às festividades e aglomerações durante este feriado, foram os fatores que contribuíram significativamente para a explosão de casos. A dengue, por exemplo, até o último dia 12 de fevereiro, foram registrados 512 mil  casos confirmados de pessoas com o vírusda dengue, este número sendo quase quatro vezes maior do que no ano passado (2023).

De acordo com o portal Poder360, que entrou em contato com a professora de infectologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Raquel Stucchi, revela que o maior problema não é nem a aglomeração de pessoas um dos maiores problemas para o risco da disseminação da dengue, e sim, que durante o Carnaval, milhões de pessoas se deslocam para as capitais, onde há uma grande proliferação do mosquito e uma concentração das festas que podem estar próximas aos criadouros do inseto.

E mesmo após o fim das festas e blocos de Carnaval, as pessoas devem continuar seguindo as recomendações das autoridades para evitar o contágio e a segurança de todos.

Compartilhe  

últimas notícias