Diário de São Paulo
Siga-nos
Alimentação saudável

Gosta de couve? conheça seus benefícios

A couve faz parte do grupo das brássicas, que inclui também vegetais como brócolis, couve-flor, nabo e repolho

Gosta de couve? conheça seus benefícios. - Imagem: reprodução freepik
Gosta de couve? conheça seus benefícios. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 16/04/2024, às 19h30


A couve, reconhecida como um componente essencial nos sucos detox, é uma hortaliça de coloração verde intensa que oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde do organismo.

A couve faz parte do grupo das brássicas, que inclui também vegetais como brócolis, couve-flor, nabo e repolho. Reconhecida como uma verdadeira "farmácia-viva", a couve é altamente rica em compostos bioativos, nutrientes e antioxidantes.

Segundo informações do portal Metrópoles, a nutricionista Gisela Savioli, que atua em São Paulo, ressaltou alguns motivos importantes para incluir a couve na dieta diária

Analgésico natural

A couve é uma ótima fonte de magnésio, um mineral importante para a circulação sanguínea e para o funcionamento dos músculos. Isso a torna um excelente analgésico natural, ajudando a aliviar dores.

Se você vive com dores pelo corpo, sente muita tensão muscular e dificuldade para relaxar, a palavra de ordem é: aumente o consumo de couve. Inclua ela em seu cardápio diariamente”, afirma Gisela.

Ajuda no funcionamento do intestino

A couve é rica em fibras, incluindo os tipos solúveis e insolúveis, o que a torna muito eficaz para regular o funcionamento do intestino. Isso significa que ela pode ajudar a manter o trânsito intestinal saudável.

Anti-inflamatório natural

A couve é poderosa quando se trata de combater a inflamação. Os compostos como carotenoides, glicosinolatos e polifenóis presentes na couve trabalham juntos para reduzir a inflamação. Isso é especialmente importante, já que a inflamação é considerada a causa de muitas doenças crônicas que são grandes causas de morte e incapacidade em todo o mundo.

Anti-refluxo e gastrite

A couve possui propriedades gastroprotetoras, o que significa que ajuda a proteger o estômago. Ela estimula a produção de muco e ajuda a equilibrar o pH do estômago. Isso pode aliviar sintomas como refluxo e queimação quando você a consome.

Estimuladora do detox

Por último, não é de se estranhar que a couve seja tão popular nos sucos detox. Ela possui substâncias naturais e nutrientes que ajudam o corpo a se livrar das toxinas.

Além disso, ainda segundo a nutricionista, é melhor optarmos por consumir a couve crua, seja em sucos ou saladas, porque alguns de seus nutrientes são sensíveis ao calor.

Compartilhe  

últimas notícias