Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica!

Estudantes de Direito são atacados por pregarem uso seguro de drogas em festas na USP

Os alunos foram detonados no Instagram, após publicarem dicas de redução de danos ao consumir as substâncias

Estudantes de Direito são atacados por pregarem uso seguro de drogas em festas na USP - Imagem: reprodução UOL
Estudantes de Direito são atacados por pregarem uso seguro de drogas em festas na USP - Imagem: reprodução UOL

Vitória Tedeschi Publicado em 28/11/2022, às 15h30


Após a divulgação da última Peruada, tradicional festa da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), uma postagem com dicas de redução de danos do uso de drogas publicada no perfil do Centro Acadêmico XI de Agosto foi duramente criticada.

Deste os motivos, um deles foi: a publicação anunciava uma ação do ResPire, um grupo de redutores de danos que atua em festas levando conhecimento sobre o uso seguro de drogas.

"Como em qualquer festa, a diversão, para muitos, inclui o consumo de drogas. Pensando na redução de danos à saúde, nós do XI vamos deixar algumas dicas para quem vai utilizar essas substâncias na Peruada", começou a publicação.

"Teremos, na Peruada, o Projeto Respire, organização que trabalha com a questão da Redução de Danos. Eles farão atendimentos para quem precisa testar substâncias ou estiver em uma bad trip, por exemplo. Teremos cartilhas informativas, testegem rápida de HIV e muitos outros serviços", acrescentou.

Logo após as informações iniciais o publicação ainda trouxe dicas específicas de como consumir: álcool, cocaína, ecstasy, loló, LSD e maconha.

Confira na legenda da publicação a baixo:

View this post on Instagram

A post shared by PERUADA (@aperuada)

De acordo com o UOL, a parceria entre a famosa festa e o ResPire surgiu em 2016 porque os estudantes acreditam que o consumo de substâncias é uma realidade em toda a sociedade - e no mundo universitário não é diferente.

"O diálogo sobre o uso de drogas deve ser feito de maneira franca e responsável. O ResPire fornece esses dois atributos, além de fazer com que tenhamos profissionais capacitados para lidar com possíveis problemas que podem surgir", afirmaram os alunos do Centro Acadêmico em comunicado público.

A discussão devido à postagem foi enorme entre os professores e professoras. Uma delas é a deputada estadual Janaina Paschoal, que procurou a direção da faculdade. E como resultado: o Ministério Público enviou uma notícia crime convertida em um inquérito policial para investigar o centro acadêmico por apologia às drogas, que segue em andamento.

Compartilhe  

últimas notícias