Diário de São Paulo
Siga-nos
Fatalidade

Estudante de medicina morre aos 26 anos e causa da morte é divulgada

O jovem estava internado há dez dias em Palmas para tratar da doença

Jovem de 26 anos tem falência múltipla de órgãos após passar por dez dias por conta de infecção; entenda - Imagem: reprodução redes sociais
Jovem de 26 anos tem falência múltipla de órgãos após passar por dez dias por conta de infecção; entenda - Imagem: reprodução redes sociais

Milleny Ferreira Publicado em 24/10/2023, às 10h26


O estudante de medicina Lucas Borba, de 26 anos, morreu neste domingo (22) com insuficiência renal e hepática, em decorrência de uma infecção, ele apresentava diversos sintomas quando ainda estava em Belém (PA)

Sua família contou que ele sentiu dores abdominais e apresentou diarreia e vômito há quase um mês, que foi quando pediu ajuda aos parentes para receber atendimento médico em Palmas.

A real causa da infecção não foi informada, porém, o médico infectologista e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Flávio Augusto de Pádua Milagres, conta que infecções graves no organismo podem ser ocasionadas por bactérias ou vírus.  Ele explicou também que existem ainda infecções originadas por protozoários ou de ação fúngica, que não costumam ter tanto risco.

As principais são as chamadas infecções por bactérias. Nós temos também infecções causadas por vírus, que podem ser agressivas e justificar a morte de uma forma rápida”, conta o médico.

De acordo com o portal G1, a infecção se espalhou muito rápido pelo corpo de Lucas, comprometendo órgãos vitais. O primo de Lucas, Arthur Wieczorek, falou que o jovem estava em Belém (PA), onde cursava medicina, quando começou a passar mal. Pediu ajuda a uma tia para viajar até a capital e chegou à cidade no dia 13 de outubro, e logo em seguida foi internado.

Seu estado piorou na quinta-feira (19) e o jovem precisou ser transferido para a UTI de um hospital da capital. No domingo (22), segundo Arthur, Lucas foi intubado e teve uma parada cardíaca. Os rins e o fígado não aguentaram. O estudante de medicina sofreu falência múltipla dos órgãos e a morte foi confirmada às 18h do mesmo dia.

Muitas dessas infecções quando comprometem o organismo como um todo, chamada de forma sistêmica, podem sim causar alterações no fígado e no rim, levando à insuficiência hepática e insuficiência renal", afirmou o infectologista, explicando a ação da doença.

De forma geral, alguns sintomas podem indicar doenças infecciosas e dar sinais ao corpo. 

Na maioria das vezes o paciente vai apresentar febre, muitas vezes cansaço, prostração, uma fraqueza geral. Pode ter perda ou confusão mental e calafrios. Em situações mais graves, até mesmo sangramento pelas mucosas, como nariz e boca", explicou a especialista.

O infectologista ainda detalhou que dependendo do local do corpo onde a infecção se iniciou, diferentes sintomas podem ser observados.

Nós temos que entender que se for no sistema nervoso central, ele pode ter confusão, convulsões e alterações mentais. Quando compromete o pulmão, muitas vezes vai ser uma falta de ar, tosse e catarro que leva à insuficiência respiratória. Infecções no trato digestivo podem manifestar-se na forma inicial com diarréias, dor abdominal, distensão da barriga e alterações associadas a sangramento. Quando nós falamos de infecções associadas aos músculos e músculos-esqueléticas, pode ter bastante dor, cãibras e alterações da força", disse Flávio.

Lucas estava cursando o terceiro período de medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele deixou o Tocantins, onde cursava engenharia, para viver em Belém sozinho, realizando o sonho de se tornar médico. Nas redes sociais, muitos amigos e parentes lamentaram a morte. O diretor acadêmico do curso de medicina da UFPA comentou: "Lucas, você ficará pra sempre em nossas memórias! Descanse em paz! Você foi incrível!"

O jovem foi velado em uma funerária na quadra 108 Norte, em Palmas. O corpo deve ser levado para Nova Olinda, no norte do Tocantins, onde vive a família materna.

Também houve um momento de despedida na Câmara Municipal da cidade. O sepultamento está previsto para a manhã desta terça-feira (24) no cemitério de Nova Olinda.

Compartilhe  

últimas notícias