Diário de São Paulo
Siga-nos
Insônia

Entenda como o sono influencia sua vida

O sono é um pilar essencial para a vida, pode influenciar fisicamente, psicologicamente e sexualmente

Entenda todos os riscos de ter noites mal dormidas - Imagem: Reprodução Pexels
Entenda todos os riscos de ter noites mal dormidas - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 06/12/2023, às 10h13


Ter um sono de qualidade vai muito além do físico e para não ter olheiras, horas bem dormidas podem influenciar em todo o seu organismo do corpo e mente. Ele impacta diretamente no humor, na vida social, nos sistemas imunológico e cardiovascular, no trabalho e na vida conjugal.

Nosso corpo funciona como uma máquina e o sono é o principal promotor do equilíbrio interno do organismo. Tudo precisa funcionar de forma excelente e quem dá equilíbrio nos processos fisiológicos é ele. Se ele está ruim, o corpo vai falhar", explica Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono e professora da Unifesp.

Exemplos:

  • Distúrbios cardiometabólicos: noites mal dormidas podem resultar no aumento do risco de diabetes gestacional, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
  • Sistema imunológico e infecções: o nosso corpo trabalha melhor quando estamos dormindo equilibrando o nosso sistema imunológico. 
  • Problemas neurológicos: dormindo bem deixamos nossa mente descansar um pouco e assim temos uma consolidação da memória muito melhor. Os distúrbios do sono contribuem para o declínio cognitivo e para o aumento do risco de Alzheimer.
  • Distúrbios psiquiátricos e psicológicos: o sono regula a emoção e o bem-estar psicossocial. Sua deficiência aumenta o risco de ansiedade, depressão grave e transtorno bipolar.
  • Problemas sexuais: de acordo com pesquisas, dormir mal afeta a produção de hormônios que pode desencadear redução de excitação das mulheres, e nos homens, aumenta as chances de uma disfunção erétil.

"Sabemos que sem sono não vivemos e que dormir é fundamental até para você funcionar durante o dia. A imunidade melhora, o raciocínio melhora, a saúde melhora. Vários processos ocorrem durante o sono, como a consolidação da memória, a saúde cardiovascular e o metabolismo. Não existe saúde geral sem uma boa noite de sono", alerta a neurologista Dalva Poyares, uma das autoras do artigo publicado na revista The Lancet.

De acordo com as informações do portal G1, os especialistas explicam que todas as consequências são resultados desse efeito a longo prazo.

O adulto dorme entre 7 e 9 horas. Ainda é normal que durma ou 6 ou 10 horas. Não existe um número chave, mas existe uma média para cada faixa etária para recuperar energia, capacidade de resolução de problemas, de viver um dia disposto", explica Sandra Dória, otorrinolaringologista com especialização em Medicina do Sono e pesquisadora do Instituto do Sono.
Compartilhe  

últimas notícias