Diário de São Paulo
Siga-nos
Anticoncepcional

Anticoncepcional masculino já tem data para ficar pronto! Entenda como funciona

O novo método foi considerado melhor que a vasectomia

Entenda como funciona o inédito anticoncepcional masculino - Imagem: reprodução Freepik
Entenda como funciona o inédito anticoncepcional masculino - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 20/09/2022, às 14h40


Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia anunciaram que o primeiro anticoncepcional masculino deve ficar pronto em 12 meses.

Criado para ser aplicado como uma vacina e ter efeito por até dez anos, o contraceptivo deve se chamar 'Risug' (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle).

O Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) é um medicamento injetável e tem efeitos que duram até 10 anos. Já nos testes finais, o anticoncepcional é reversível - sendo necessária apenas uma injeção de água e bicarbonato de sódio para voltar atrás no procedimento - que não é baseado em hormônios.

O anticoncepcional Risug usa um gel feito de polímero, chamado maleico de estireno, que reveste o ducto espermático, dois canais que transportam os espermatozoides.

Normalmente, os espermatozoides passam pelos ductos para se juntar aos líquidos seminais e formar o sêmen. O que o Risug faz é impedir que essa viagem aconteça, o que consequentemente impede a fertilização do óvulo.

O paciente terá de aplicar duas doses de Risug, uma em cada ducto, mas o procedimento leva poucos minutos e conta com uma anestesia local na área do escroto.

Um teste feito em 300 voluntários apontou 97% de eficácia do produto, que danifica as caudas dos espermatozóides individuais e, assim, os impede de fertilizar um óvulo.

Além disso, de acordo com os pesquisadores, a injeção está em fase final de testes e foi considerada melhor do que a vasectomia, especialmente por ser menos dolorosa e reversível.

Compartilhe  

últimas notícias