Hemonúcleo está em situação delicada e pede ajuda para manter o atendimento
Sabrina Oliveira Publicado em 11/09/2024, às 10h57
A cidade de Jundiaí enfrenta uma crise preocupante em seus estoques de sangue, com uma queda de 60% nas doações nos últimos meses. O hemonúcleo, responsável por abastecer hospitais de Jundiaí e de cidades vizinhas como Itupeva, Campo Limpo Paulista, Cabreúva e Louveira, está operando com apenas 30% de sua capacidade, o que coloca em risco o atendimento de pacientes que dependem de transfusões para sobreviver. Essa situação crítica está afetando diretamente o tratamento de pessoas com doenças graves, como anemias crônicas, e também vítimas de acidentes que necessitam de intervenções urgentes.
De acordo com especialistas, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, e o impacto da queda nas doações é sentido em toda a rede de saúde. O Ministério da Saúde destaca a importância da doação contínua para manter os estoques em níveis seguros, especialmente para atender a casos emergenciais. Os tipos sanguíneos mais procurados são os tipos "O positivo" e "O negativo", mas todos os tipos são necessários.
O processo de doação é simples e seguro. Os interessados podem comparecer ao hemonúcleo de Jundiaí, localizado na Rua XV de Novembro, entre 7h30 e 12h30, de segunda-feira a sábado. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos (a primeira doação deve ser feita até os 60 anos). Adolescentes menores de idade podem doar desde que acompanhados por um responsável maior de 21 anos e com autorização legal.
Antes de realizar a doação, os candidatos passam por uma triagem para garantir a segurança do processo, tanto para o doador quanto para o receptor. São realizados testes para doenças transmissíveis, como Hepatites B e C, HIV e Sífilis, entre outras. O sangue coletado é cuidadosamente analisado e separado para ser distribuído aos hospitais que dependem dele para tratar seus pacientes.
Leia também
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Sob risco de fiasco, Bolsonaro abandona candidatos na reta final
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Cantora faz revelações bombásticas e aponta Beyoncé e Jay-Z em suposto esquema "perverso" com Diddy; entenda
SP Amplia Segurança no Verão com 600 Guarda-Vidas Adicionais para Praias e Represas
Polícia civil fecha central de golpes bancários e investiga quadrilha especializada em fraudar idosos
Idosa leva golpe de quase mil reais no litoral de São Paulo
ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)
Tudo que você precisa saber sobre as eleições municipais