Diário de São Paulo
Siga-nos
COVID-19

Piracicaba registra aumento alarmante de casos de Covid-19 nas últimas semanas

Nas últimas semanas, o número de casos nas UPAs cresceu significativamente

Falta de cuidados preventivos e redução da cobertura vacinal são os principais fatores - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil / Arquivo
Falta de cuidados preventivos e redução da cobertura vacinal são os principais fatores - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil / Arquivo

Sabrina Oliveira Publicado em 09/09/2024, às 09h39


Nas últimas cinco semanas, Piracicaba tem registrado um aumento expressivo nos casos de Covid-19, com um crescimento de 139,5% nos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que atribui o aumento ao relaxamento das medidas preventivas pela população e à queda na adesão à vacinação contra o vírus.

Segundo Murilo Angeli Piva, pneumologista da Secretaria, a população tem se descuidado, deixando de utilizar máscaras e não mantendo o distanciamento adequado em ambientes fechados. Esses comportamentos, de acordo com o especialista, têm facilitado a transmissão do vírus de forma semelhante ao que ocorre com a gripe. Além disso, a baixa cobertura vacinal também tem contribuído para o aumento dos casos. Muitas pessoas não buscaram as doses de reforço ou têm receios infundados em relação à vacina, o que deixa uma parcela significativa da população desprotegida.

O tempo seco, com baixa umidade, aumenta praticamente todas as doenças respiratórias, porque as mucosas ficam desprotegidas, ficam fragilizadas, e no caso da Covid-19, o principal meio de transmissão é justamente a via respiratória”, afirma o especialista.

Os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde mostram que, entre os dias 17 e 23 de agosto, foram registrados 704 novos casos de Covid-19 nas UPAs, um número consideravelmente maior se comparado às 283 ocorrências da semana de 27 de julho a 2 de agosto. 

Nos primeiros meses de 2024, foram aplicadas apenas 14.764 doses de vacina contra a Covid-19 em Piracicaba, um número bastante inferior às 80.381 doses aplicadas ao longo de 2023.

Compartilhe