Diário de São Paulo
Siga-nos
COVID-19

Covid-19 volta a crescer no Brasil, com São Paulo liderando casos

São Paulo e Goiás registram alta significativa de casos de Covid-19, e vacinação é reforçada

Vacinas contra a Covid-19 - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil
Vacinas contra a Covid-19 - Imagem: Reprodução / Paulo Pinto / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 06/09/2024, às 09h13


O mais recente Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, aponta um aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 em todo o Brasil. A situação é particularmente preocupante nos estados de São Paulo e Goiás, que lideram o crescimento das infecções, colocando autoridades em alerta.

De acordo com os especialistas da Fiocruz, a alta de casos nesses estados pode acelerar a disseminação da doença por outras regiões, especialmente no caso de São Paulo, um importante centro de circulação de pessoas. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforça a necessidade de medidas preventivas, como a vacinação e o uso de máscaras em ambientes fechados ou em casos de sintomas gripais.

Em caso de aparecimento de sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, inclusive as crianças e adolescentes. Com a alta do rinovírus nessa faixa etária, caso apresentarem alguns sintomas de síndrome gripal, a orientação é ficar em casa e não ir para a escola. Se não for possível fazer esse isolamento, é importante sair de casa usando uma boa máscara, e claro, diante de aparecimento e piora dos sintomas, procurar atendimento médico”, afirma a pesquisadora.

O estudo, que analisa dados da última semana de agosto, também destaca a importância de manter o isolamento em caso de suspeita de infecção, especialmente entre crianças e adolescentes, que estão mais suscetíveis ao rinovírus. Ainda que o rinovírus seja o principal causador de internações nessa faixa etária, a Covid-19 domina entre as demais idades.

Além disso, o boletim aponta uma queda contínua nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A, sugerindo que essas doenças respiratórias estão sob controle. No entanto, a alta da Covid-19 acende um sinal de alerta, principalmente para grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades.

Brasil

Segundo a Fiocruz, 17 estados brasileiros apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG, e em 11 capitais a tendência de alta também é notável. Entre as cidades mais afetadas estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus.

Compartilhe