Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE ÍNTIMA

Candidíase: confira 3 alimentos que podem piorar sua saúde vaginal

Além dos cuidados com higiene, a alimentação também tem um impacto direto com sua saúde vaginal

Além dos cuidados com higiene, a alimentação também tem um impacto direto com sua saúde vaginal - Imagem: Reprodução/Freepik
Além dos cuidados com higiene, a alimentação também tem um impacto direto com sua saúde vaginal - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 17/04/2024, às 11h54


Muitos fatores precisam ser levados em consideração, quando se trata de determinar a qualidade do sexo para uma mulher. Um dos principais dele é a saúde vaginal. Algumas infecções podem acontecer na região, causando sintomas como: coceira, inchaço e irritação, atrapalhando sua sexualidade. Um grande exemplo delas, é a candidíase.

Segundo o Metrópoles, o que pouca gente sabe é que, além dos cuidados básicos de higiene e outros hábitos, a alimentação também pode ter um impacto direto, em uma maior incidência ou na piora dos quadros de candidíase.

De acordo com a nutricionista Thaiz Brito, o canal vaginal é colonizado por microorganismos que ajudam a estabilizar o pH da região, e o consumo excessivo de alguns alimentos pode alterar o microbiomavaginal.

Uma maior ingestão de alimentos industrializados e ricos em açúcares e gorduras, associada à baixa ingestão de nutrientes, pode favorecer o surgimento de candidíase. Além disso, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumentam essa predisposição, justamente por alterarem o pH vaginal ideal. Isso contribui para o crescimento de fungos", explicou.

Mas, por outro lado, a especialista elucidou que existem também alimentos que podem contribuir para o combate de quadros de candidíase - e na saúde vaginal, de uma forma geral. Os principais aliados são os probióticos, que ajudam no controle do macrobioma intestinal.

Vegetais, frutas e grãos integrais são ricos em fibras e, por isso, são prebióticos e bons aliados da saúde intestinal e vaginal. Além desses, iogurtes naturais contam com fermentos lácteos - microorganismos vivos que fazem bem ao intestino", pontuou.

Thaiz ainda acrescentou que, substâncias anti-inflamatórias como o gengibre, alecrim e cúrcuma, que possuem ação antioxidante, antifúngica e antiparasitária, são grandes aliados.

Em geral, uma alimentação equilibrada, somada a hábitos saudáveis e sono regular, são essenciais para a saúde vaginal e qualidade sexual", finalizou.
Compartilhe  

últimas notícias