Diário de São Paulo
Siga-nos
Higiene Íntima

O ideal é lavar a vagina apenas com água? Confira se você está fazendo certo

Em muitos grupos e posts de mulheres, a recomendação é que a higiene da vagina seja feita apenas com água

Em muitos grupos e posts de mulheres, a recomendação é que a higiene da vagina seja feita apenas com água - Imagem: Reprodução/Freepik
Em muitos grupos e posts de mulheres, a recomendação é que a higiene da vagina seja feita apenas com água - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 12/12/2023, às 08h26


Sobre higiene vaginal, em muitos grupos e posts, a recomendação é que a higiene seja feita apenas com água, mas será que faz sentido?

Há um grande questionamento de que a vagina é autolimpante. Segundo o Universa, essa afirmação está correta e não está. Primeiro, precisamos entender que a vagina é o canal interno e a vulva, os grandes e os pequenos lábios.

O canal vaginal em si é autolimpante, ele tem uma flora natural, composta por lactobacilos, que mantém o PH ali ácido, em um nível onde matam microrganismos como fungos e bactérias. Então, se o canal vaginal está com o PH regulado, ele se mantém limpo sozinho.

Porém, com a vulva é diferente. Ela precisa de ajuda para ser limpa do suor, gordura e sujeiras que podem se acumular.

Então, o recomendável é que não se lave apenas com água. A água consegue tirar a maior parte da sujeira, como restos de papel, sangue menstrual e até mesmo suor, entretanto, ela não tira a gordura que se forma naturalmente na região dos grandes e pequenos lábios. Por isso que, o ideal é utilizar um sabonete adequado, de tempos em tempos, para que não se acumule substância.

O sabonete ideal para utilização é o líquido, pois os produtos em barra podem acumular sujeira e acabar causando infecções. O melhor é que o PH seja parecido com o da vagina, ou seja, ácido. Se possível, utilizar o sabonete mais neutro possível.

Vale reforçar que, neutro não é a mesma coisa que PH básico. O neutro quer dizer, com o mínimo de cheiros e cores, pois quanto mais compostos tiver para ficar cheiroso ou até mesmo colorido, maiores são as chances do sabonete causar alergia.

"Quantas vezes por dia eu devo lavar?", uma ou duas, somente no banho. Mais do que isso, pode acabar ressecando e desregulando a flora vaginal, uma proteção natural, favorecendo o contágio por doenças.

É importante saber que, a vagina tem um cheiro natural, mas faz parte e não deve ser problematizado. Agora, se o cheiro estiver muito forte, é melhor ficar em alerta. Pode ser que o suor da virilha com bactérias esteja provocando esse cheiro - o que tomar um banho resolve. Ou, pode estar ligado a doenças como candidíase ou gardnerella - neste caso, procure um médico.

O recomendável é não utilizar a ducha para fazer a limpeza, pois, ela empurra a água com pressão para dentro do canal vaginal e, ao invés de limpar, pode acabar levando sujeira ou microrganismos mais para fundo no canal, favorecendo o contágio por doenças.

Caso a higiene não seja feita de forma adequada, o acúmulo de sujeira, gordura e suor propicia a presença de bactérias e fungos na região, o que pode causar cheiro ruim e também uma infecção por doenças como a candidíase.

Uma boa opção também são os lenços umedecidos. Mas, é importante saber que a umidade também pode provocar a proliferação de bactérias. Então, caso utilize o lenço umedecido, seque bem.

Após o sexo, com ou sem camisinha, o jeito de lavar continua sendo o mesmo. Caso utilize uma ducha para "limpar" o sêmen, o efeito pode ser contrário, o esperma pode ser empurrado para o colo do útero, aumentando os ricos de contágio por doenças sexualmente transmissíveis.

Compartilhe  

últimas notícias