Diário de São Paulo
Siga-nos
Perigo!

Alerta! Recém-nascido é internado às pressas após receber beijo de visita

A mãe do bebê conta que teve que correr para o hospital e faz alerta

Alerta! Recém-nascido é internado às pressas após receber beijo de visita - Imagem: reprodução Facebook
Alerta! Recém-nascido é internado às pressas após receber beijo de visita - Imagem: reprodução Facebook

Vitória Tedeschi Publicado em 04/10/2022, às 18h14


Em publicação divulgada no Facebook, que recebeu mais de 170 mil compartilhamentos, a manicure Rafaela Moreira, que mora em São Paulo (SP), alertou os pais sobre o risco de recém-nascido ser beijado por parentes e estranhos.

Isso porque o filho dela, Gustavo, quando tinha apenas 17 dias de vida, ao receber um beijo, acabou precisando ser internado às pressas. Ele foi contaminado com herpes zóster.

"Não teve sintoma nenhum no caso do Gustavo, ele não teve nada, simplesmente ele amanheceu com o rostinho daquele jeito, foi do dia para noite! [...] Quando o Gustavo nasceu eu fui para casa, tive várias visitas seguidas, de familiares, amigos, não tem como dizer de quem foi que passou. Não dá para acusar ninguém", diz Rafaela ao blog Bebê Mamãe.

A infecção viral se caracteriza pelo surgimento de bolhas em regiões do corpo. Há dois tipos de herpes: o tipo 1 está mais associado a infecções labiais e o tipo 2 costuma acometer os genitais.

Os vírus ficam no organismo em estado de latência e se manifestam em momentos de baixa imunidade. As bolhas costumam aparecer no mesmo local e provocam coceira, ardor e até febre.

O mais comum é que o contágio em bebês ocorra no parto se a mãe tem a vagina contaminada. Por isso, os médicos costumam prescrever medicamentos à gestante para diminuir a carga viral.

De acordo com o Bebê Mamãe, o pequeno Gustavo ficou 10 dias internado no hospital. "Ele só não ficou internado na UTI porque não teve febre. Parece que foi coisa de Deus. Ele fez vários exames de sangue. A minha sorte foi que ele não teve febre", comenta Rafaela Moreira.

Após receber alta do hospital, ele ainda precisou continuar com o tratamento para que a herpes não voltasse. "Quando ele saiu do hospital fomos encaminhados para o dermatologista que passou um hidratante e um creme para o rosto para controlar e evitar que a herpes volte".

A mãe conta que decidiu tornar o caso público após saber do caso de uma recém-nascida que faleceu nos Estados Unidos após contrair herpes.

"O conselho que eu dou hoje para os pais é: não deixem as visitas falarem perto e/ou beijarem seu bebê! E sempre peça que eles passem álcool em gel nas mãos antes de entrar em contato com o bebê", orientou.

Compartilhe  

últimas notícias