Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio ambiente

ALERTA! Em quais regiões do Brasil a onda de calor vai passar dos 40º?

Calor fora do normal atingirá todo a país com temperaturas extremas e marcando recordes em diversos estados

ALERTA! Brasil terá onda de calor excepcional com máximas entre 40º e 45º - Imagem: Reprodução Pexels
ALERTA! Brasil terá onda de calor excepcional com máximas entre 40º e 45º - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 19/09/2023, às 08h22


Uma massa de ar extremamente quente irá cobrir oBrasil nos próximos dias, quem olhou a previsão do tempo com certeza ficou sem acreditar que no final do inverno, nossos termômetros podem marcar temperaturas maiores que 40ºC, que deve ocorrer entre o fim desta semana e o começo da próxima. 

Essa onda de calor envolverá todo o país, nenhuma das regiões será deixada de lado, de acordo com o MetSul Meteorologia, que definiu o fenômeno como "excepcional". Pode haver quebra de recorde de temperatura para o mês de setembro.

A região  do Centro-Oeste deverá mais afetada, sendo praticamente o centro do calor concentrado. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, podem atingir marcas tão extremas que possivelmente baterão acima de 43ºC, juntamente com os municípios da região do Pantanal e proximidades.

Em relação à região sudeste do país, segundo a Climatempo, os cariocas também irão sentir o calor de 40ºC, assim como no interior de São Paulo e podem até prolongar os dias a temperatura nessa mesma faixa. Na capital paulista, os termômetros podem marcar de 37ºC a 39ºC, segundo o MetSul. 

Em Minas Gerais, as regiões que mais será atingida será a do Triângulo Mineiro e o noroeste do estado.

O calor excessivo expõe a saúde e vida da populaçãoo em risco, requerendo a atenção das autoridades.

Astemperaturas elevadas são causadas por uma "cúpula de calor", segundo a MetSul. Ela é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou semanas, prendendo ar muito quente por baixo, como se fosse uma tampa de panela.

Compartilhe  

últimas notícias