Diário de São Paulo
Siga-nos
Ebulição Global

Alerta: SP pode ter temperaturas próximas a 40ºC

Após anúncio de que a Terra entrou em estado de 'Ebulição Global', SP passará por semana com altas temperaturas

Após anúncio de que a Terra entrou em estado de 'Ebulição Global', SP passará por semana com altas temperaturas - Imagem: Reprodução/Pexels
Após anúncio de que a Terra entrou em estado de 'Ebulição Global', SP passará por semana com altas temperaturas - Imagem: Reprodução/Pexels

Ana Rodrigues Publicado em 18/09/2023, às 08h56


Após uma semana de frente fria, a cidade de São Paulo terá uma forte onda de calor. Segundo a MetSul Meteorologia, a temperatura pode se aproximar de 37ºC a 39ºC.

Segundo UOL, as marcas do interior de São Paulo podem chegar perto ou até mesmo ultrapassar 40ºC. Um dos motivos das altas temperaturas é a presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai cobrir o Brasil nos próximos dias. SP registrou temperaturas semelhantes entre setembro e outubro de 2020. Na época, uma bolha de calor se instalou na região sob um padrão de bloqueio atmosférico, com vários dias de calor extremo.

As altas temperaturas deverão ser registradas em vários estados, com calor "muito intenso" ou "extremo", caracterizado por marcas próximas de 40ºC. Não há previsão de chuva para os próximos dias, em SP.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura alerta que essas condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.

Em alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi comunicado que a maior parte do país passará por baixa umidade - um território que abrange quase todo Sudeste e Centro-Oeste e parte do Nordeste, do Norte e do Sul está em alerta. O pico do calor em intensidade no País deve se dar entre o final desta semana e o começo da próxima semana.

Vale relembrar que, em uma conferência de imprensa, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a era do aquecimento global "acabou", e que agora estamos na era da "ebulição global", onde as temperaturas do planeta estão subindo a níveis alarmantes.

Compartilhe  

últimas notícias