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De tímido a milionário com a ajuda da oratória

Warren Buffett - Imagem: Reprodução | The Asahi Shimbun
Warren Buffett - Imagem: Reprodução | The Asahi Shimbun
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 17/03/2024, às 05h41


Warren Buffett é há muito tempo um dos homens mais ricos do mundo. Por isso, quando ele dá uma dica sobre carreira, todos ficam atentos, pois são orientações de um vencedor. Merece ser ouvido e acompanhado.

É diferente de alguns que “ensinam” como ganhar dinheiro e ficar rico, mas são eles próprios apenas remediados. Ou outros que querem ensinar a vender sem nunca terem feito uma única venda na vida.

Uma competência fundamental

O magnata afirma que para ter sucesso na carreira é preciso investir na comunicação oral e escrita. Segundo ele, “Essa competência tem enorme retorno, pois aquele que se comunica bem tem um grande impacto para vender e persuadir”. Em seguida faz um alerta preocupante: “A importância da comunicação não está sendo devidamente enfatizada nas escolas de negócios”.

Em memorável palestra, ao ser indagado a respeito das iniciativas que uma pessoa tímida deve ter para se sair bem na carreira, disse que havia enfrentado esse problema quando era jovem. Durante o período em que frequentou o ensino médio e a faculdade era muito tímido e tinha medo de falar em público.

Frequentou um curso de oratória

Por isso, resolveu frequentar um curso de oratória. Logo depois se dispôs a ministrar algumas aulas para se tornar ainda mais desembaraçado. Descobriu assim que, se uma pessoa consegue se comunicar bem, leva uma enorme vantagem. E que, quanto mais cedo essa competência for desenvolvida, maiores serão as chances de ser bem-sucedido.

Um curso sobre a arte de falar em público possibilita que o indivíduo saia de si mesmo e comece a explorar as oportunidades que estão à sua volta. É a chance de alguém ativar seu potencial e projetar sua imagem. Sem dúvida, quem for mais articulado, comunicativo e expressivo estará a um passo à frente de quem não sabe se expressar em público e busca os mesmos objetivos profissionais.

Alertou as escolas de negócio

Buffett não diz que as escolas de negócio devam se dedicar ao ensino da oratória, mas sim que precisariam chamar a atenção para a importância da boa comunicação nas atividades corporativas. Se o estudante ouvir de seus professores que a habilidade de se comunicar bem irá ajudá-lo no desenvolvimento da carreira, provavelmente ficaria mais motivado a procurar ajuda e a se dedicar a esse aprendizado.

Em todas as profissões é fundamental saber vender e persuadir. Ao apresentar um projeto ou uma proposta, se o profissional não for persuasivo, talvez perca a oportunidade de implantar ideias que foram cultivadas e elaboradas durante meses com o trabalho de sua equipe.

A arte de persuadir

Nos contatos externos, então, muito mais ainda, pois ao falar com clientes, fornecedores, concorrentes e organizações financeiras estará se expressando não apenas em seu nome, mas sim em nome da empresa. O resultado de seu desempenho como orador poderá ser a diferença entre bons e maus negócios.

A experiência de Buffett deu a ele a sagacidade de entender que, de maneira geral, no mundo dos negócios mais persuadimos que convencemos. Convencer é levar alguém a agir a partir dos argumentos em si, enquanto que persuadir é fazer com que a pessoa aja sem que esteja necessariamente convencida.

Experiência nas instituições de ensino

Por isso, usou de propósito o verbo persuadir, pois o sentido é mais amplo e abrangente. Pressupõe que no processo de comunicação o profissional sabe quais são as necessidades, aspirações e desejos do interlocutor. Só consegue falar bem e atingir o que pretende quem souber identificar as características dos ouvintes.

Algumas instituições de ensino passaram não apenas a chamar a atenção de seus alunos a respeito da relevância da oratória como, em muitos casos, incluíram essa matéria na grade curricular. Todos saem do curso sabendo como falar com segurança, desembaraço e de forma persuasiva.

Por exemplo, há mais de 20 anos ministro aulas de oratória nos cursos de pós-graduação na ECA-USP. São quatro cursos que contemplam esse tipo de treinamento: Marketing Político, Gestão Corporativa, Gestão de Comunicação e Marketing e MBA de Gestão de Comunicação e Marketing.

Se você não recebeu essa orientação nos bancos escolares, não perca tempo, inscreva-se o mais rápido possível em um bom curso de oratória e desenvolva uma competência que será útil para a vida toda.

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