Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Prefeitura de São Paulo oferece centros de qualificação profissional para pessoas vulneráveis

O Programa Operação Trabalho - POT é uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho

O Programa Operação Trabalho (POT) tem como objetivo conceder atenção especial a desempregados, residentes no município de São Paulo - Foto: Secom
O Programa Operação Trabalho (POT) tem como objetivo conceder atenção especial a desempregados, residentes no município de São Paulo - Foto: Secom

Vitória Tedeschi Publicado em 30/04/2024, às 10h00


testeira_projeto

A cidade de São Paulo destaca-se como a maior rede socioassistencial da América Latina, e além das mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, a Prefeitura de São Paulo oferece ainda um serviço voltado à qualificação profissional deste grupo.

O Programa Operação Trabalho - POT é uma porta de entrada para que os mais vulneráveis façam um curso profissionalizante e tenham a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho.

No dia 16 de janeiro de 2024, a gestão atual inaugurou uma nova unidade do programa, a primeira com um serviço que atende beneficiários beneficiários da região Centro-Oeste (Sé, Lapa, Pinheiros e Butantã) com aulas de gastronomia, corte e costura, tecnologia e beleza.

Já no dia 4 de abril, foi inaugurada a segunda unidade do Centro POT, com capacidade para atender cerca de 6 mil beneficiários por mês. A nova unidade funciona em Santana, na Zona Norte, e foi entregue durante a ação Prefeitura Presente.

Em 2017, o POT tinha 1.063 vagas, em 2018 eram 1.800 vagas e 2.200 em 2020. Depois, em 2021 e 2022 este número chegou a 10 mil vagas e apenas entre 2023 e 2024, o número de vagas saltou para 18 mil.

Em conjunto com o crescimento de vagas, a Prefeitura segue investindo em novas unidades. Ainda neste ano, serão inauguradas outras três nas zonas sul, norte e leste da cidade, com estrutura e capacidade de atendimento semelhantes às da região central.

Instituído pela lei n°.13.178 de 17/09/2001, com nova redação na lei 13.689 de 19 de dezembro de 2003, o Programa Operação Trabalho (POT) tem como objetivo conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente à família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho.

Como participar do POT?

Para participar do programa da Prefeitura de São Paulo, é necessário seguir alguns pré-requisitos, são eles:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Morar na cidade de São Paulo;
  • Estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros,
  • Renda familiar de até
    meio salário mínimo
    por pessoa da família.

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias