Diário de São Paulo
Siga-nos
Sustentabilidade

SP vence prêmio Ibero-Americanas com o programa de inovação Sampa+Rural

O segundo lugar da premiação ficou para a cidade de Quito, no Equador

Avenida Paulista, um dos marcos do Centro de São Paulo - Imagem: Freepik
Avenida Paulista, um dos marcos do Centro de São Paulo - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 07/07/2023, às 17h36


São Paulo é a cidade vencedora do Prêmio de Inovação Íbero-Americana 2023, pelo reconhecimento do programa Sampa+Rural.

O prêmio tem o objetivo de exaltar as ações, programas e políticas públicas alinhadas com os objetivos da Agenda 2030. O programa Sampa+Rural foi classificado como o maior exemplo de inovação e de impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto foi desenvolvido e administrado pela Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ele foi avaliado em seis critérios: inovação; sustentabilidade; pertinência; replicabilidade e resultados e impactos, além de viabilidade prática. A candidatura e participação da premiação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

“Criamos o Sampa+Rural para melhor atender e impulsionar a agricultura na cidade, oferecendo assistência técnica e extensão rural com os melhores técnicos e engenheiros agrônomos do mercado. Atualmente, na capital, há mais de 1.100 pontos de agricultura, e tudo isso só foi possível pois, pela primeira vez na história, São Paulo passou a ter uma renda orçamentária dedicada para a agricultura. Por isso, agradecemos ao prefeito Ricardo Nunes por ter um olhar visionário e entender que a agricultura é um tema extremamente relevante para a capital”, contou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

E acrescentou: “Sustentabilidade é pauta internacional relevante em qualquer município, estado, país. Ser reconhecido como a maior iniciativa neste segmento em escala global é muito gratificante para todos nós, e um sinal de que estamos na direção certa”.

O segundo lugar ficou para a cidade de Quito, no Equador, com o "Programa para erradicação do trabalho infantil no município do distrito metropolitano de Quito" - visando combater as redes de trabalho infantil na cidade e proteger menores em vulnerabilidade socioeconômica.

Como prêmio, a UCCI oferece aos gestores do programa um curso de especialização em inovação pública estratégica para tornar as cidades mais sustentáveis, desenvolvendo novas competências e estratégias, a fim de apoiar os gestores municipais a pensar em formas inovadoras de analisar os desafios que as grandes cidades enfrentarão nos próximos anos em perspectiva ambiental, socioeconômica e cultural.

Os representantes da capital paulista poderão participar de um intercâmbio de troca de experiências entre as cidades premiadas, enquanto a cidade vencedora da premiação receberá servidores técnicos da municipalidade de Quito para apresentar o programa Sampa+rural e realizar intercâmbio técnico para troca de experiências na temática de inovação e sustentabilidade.

No ano passado, a Ade Sampa, associada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ficou em 2º lugar na premiação promovida anualmente pela UCCI, por meio do Hub Green Sampa, um espaço de inovação e desenvolvimento sustentável da Capital.

O que é o Sampa+Rural?

O Sampa+Rural é um programa focado em ações de expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, dispõe de três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

O projeto conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais.

“O Sampa+Rural é um programa com duas importantes frentes de atuação, pois incentiva e impulsiona a geração de renda dos agricultores, que passam a produzir alimentos naturais e sem o uso de agrotóxicos, mas também atende diretamente a população, que passa a ter acesso a alimentos frescos, de qualidade, pertinho de casa e por um preço justo. Dessa forma, reduzimos o consumo de itens ultraprocessados e incentivamos o giro da economia na capital”, reforça a coordenadora de agricultura da Prefeitura de São Paulo, Lia Palm.

Já a plataforma Sampa+Rural serve para mapear, conectar e reunir iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar, que já conta com mais de 2,4 mil locais mapeados e disponibilizados para consulta.

Compartilhe  

últimas notícias