O segundo lugar da premiação ficou para a cidade de Quito, no Equador
Mateus Omena Publicado em 07/07/2023, às 17h36
São Paulo é a cidade vencedora do Prêmio de Inovação Íbero-Americana 2023, pelo reconhecimento do programa Sampa+Rural.
O prêmio tem o objetivo de exaltar as ações, programas e políticas públicas alinhadas com os objetivos da Agenda 2030. O programa Sampa+Rural foi classificado como o maior exemplo de inovação e de impacto na qualidade de vida dos cidadãos.
O projeto foi desenvolvido e administrado pela Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ele foi avaliado em seis critérios: inovação; sustentabilidade; pertinência; replicabilidade e resultados e impactos, além de viabilidade prática. A candidatura e participação da premiação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.
“Criamos o Sampa+Rural para melhor atender e impulsionar a agricultura na cidade, oferecendo assistência técnica e extensão rural com os melhores técnicos e engenheiros agrônomos do mercado. Atualmente, na capital, há mais de 1.100 pontos de agricultura, e tudo isso só foi possível pois, pela primeira vez na história, São Paulo passou a ter uma renda orçamentária dedicada para a agricultura. Por isso, agradecemos ao prefeito Ricardo Nunes por ter um olhar visionário e entender que a agricultura é um tema extremamente relevante para a capital”, contou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
E acrescentou: “Sustentabilidade é pauta internacional relevante em qualquer município, estado, país. Ser reconhecido como a maior iniciativa neste segmento em escala global é muito gratificante para todos nós, e um sinal de que estamos na direção certa”.
O segundo lugar ficou para a cidade de Quito, no Equador, com o "Programa para erradicação do trabalho infantil no município do distrito metropolitano de Quito" - visando combater as redes de trabalho infantil na cidade e proteger menores em vulnerabilidade socioeconômica.
Como prêmio, a UCCI oferece aos gestores do programa um curso de especialização em inovação pública estratégica para tornar as cidades mais sustentáveis, desenvolvendo novas competências e estratégias, a fim de apoiar os gestores municipais a pensar em formas inovadoras de analisar os desafios que as grandes cidades enfrentarão nos próximos anos em perspectiva ambiental, socioeconômica e cultural.
Os representantes da capital paulista poderão participar de um intercâmbio de troca de experiências entre as cidades premiadas, enquanto a cidade vencedora da premiação receberá servidores técnicos da municipalidade de Quito para apresentar o programa Sampa+rural e realizar intercâmbio técnico para troca de experiências na temática de inovação e sustentabilidade.
No ano passado, a Ade Sampa, associada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ficou em 2º lugar na premiação promovida anualmente pela UCCI, por meio do Hub Green Sampa, um espaço de inovação e desenvolvimento sustentável da Capital.
O Sampa+Rural é um programa focado em ações de expansão da Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, dispõe de três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
O projeto conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais.
“O Sampa+Rural é um programa com duas importantes frentes de atuação, pois incentiva e impulsiona a geração de renda dos agricultores, que passam a produzir alimentos naturais e sem o uso de agrotóxicos, mas também atende diretamente a população, que passa a ter acesso a alimentos frescos, de qualidade, pertinho de casa e por um preço justo. Dessa forma, reduzimos o consumo de itens ultraprocessados e incentivamos o giro da economia na capital”, reforça a coordenadora de agricultura da Prefeitura de São Paulo, Lia Palm.
Já a plataforma Sampa+Rural serve para mapear, conectar e reunir iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar, que já conta com mais de 2,4 mil locais mapeados e disponibilizados para consulta.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Após perda do filho e divórcio, Cafu curte viagem com nova namorada
Ana Hickmann e Alexandre Correa: delegado esclarece questões legais da separação do casal
'Justiceiros' criam grupos para ‘caçar’ ladrões em Copacabana
Jenny Miranda preocupa fãs ao aparecer aos prantos alegando desistência
Brasileira desaparecida fora do país manda mensagem misteriosa para a mãe
Esposa de Zé Neto se manifesta depois do marido sofrer acidente
Round 6: O Desafio vai ter 2ª temporada? Netflix responde
Mulher faz tatuagem com erro na Farofa da Gkay; veja vídeo