Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Guardiã Maria da Penha completa 10 anos e Prefeitura lança mais dois programas de aperfeiçoamento de GCMs

Cidade conta também com Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana (GCM)

O objetivo principal do Guardiã Maria da Penha é combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres - Imagem: Paulo Guereta/SECOM
O objetivo principal do Guardiã Maria da Penha é combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres - Imagem: Paulo Guereta/SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 29/03/2024, às 08h30


Testeira

O Programa Guardiã Maria da Penha completou uma década de atividades e a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana (GCM) chegou a cinco anos. No dia 8 de março, a Prefeitura de São Paulo lançou dois programas de enfrentamento à violência contra o público feminino, voltados aos profissionais da Guarda: “Eles por Eles” e “Guardiões por Elas”.

O programa é uma parceria entre SMSU, Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), Ministério Público e Coordenação de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos com o objetivo de prever proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

O objetivo principal do Guardiã Maria da Penha é combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. O programa também monitora as medidas protetivas a essas mulheres e a responsabilização do agressor e proporciona acolhida humanizada e orientação às vítimas quanto aos serviços municipais disponíveis.

Já a Inspetoria de Defesa da Mulher (IDMAS), em parceria com o Guardiã Maria da Penha, avalia, monitora e executa atividades e ações voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, além de prestar apoio às Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), garantindo atendimento qualificado e humanizado às mulheres. A assistência é integrada aos serviços especializados de proteção que realizam acolhimento e escuta ativa às vítimas.

A IDMAS opera também os programas sociais Anjos da Guarda (centralizado na atuação de agentes da GCM na busca de pessoas desaparecidas), Criança Sob Nossa Guarda (atua nas redes de ensino municipais, públicas e privadas, trabalhando em temas como prevenção de acidentes domésticos, educação ambiental, educação de trânsito, Direitos Humanos, entre outros) e Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (GEPAD) – que promove palestras na rede de ensino municipal sobre o uso de entorpecentes, com o intuito de educar os jovens e orientar os responsáveis e docentes em casos de uso de drogas.

NOVOS PROGRAMAS

Os programas “Eles por Eles” e “Guardiões por Elas” têm o objetivo de eliminar comportamentos machistas, além de reforçar o entendimento e esclarecimento em relação às questões de inclusão e identidade de gênero.

Ambos reforçam a não discriminação e a não violência. Tais iniciativas irão impactar positivamente na vida da população, que poderá contar com agentes altamente treinados para aprimorar cada vez mais o atendimento ao cidadão.

Escrito e pensado por agentes da GCM, o programa Eles por Eles consiste em homens falando para homens sobre a desconstrução do machismo. Cada um dos guardas passará por 16 horas de curso, que serão reuniões divididas em turmas. O Guardiões por Elas é destinado a todas as agentes femininas da Guarda Civil Metropolitana da capital e foi criado para entendimento e esclarecimento sobre questões de inclusão e identidade de gênero.

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias