Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Centros Esportivos e parques: veja como aproveitar aulas e atividades gratuitas em São Paulo

A capital paulista, que atualmente conta com mais de 50% de cobertura vegetal, terá pelo menos mais três parques inaugurados ainda em 2024

A gestão atual tem desempenhado um papel crucial na promoção e preservação de diversos parques municipais da capital paulista - Foto: Édson Lopes Jr. / SECOM
A gestão atual tem desempenhado um papel crucial na promoção e preservação de diversos parques municipais da capital paulista - Foto: Édson Lopes Jr. / SECOM

Vitória Tedeschi Publicado em 21/02/2024, às 10h40


testeira_fev.

Em uma cidade do tamanho de São Paulo, onde existe uma crescente urbanização e o estilo de vida é agitado, encontrar espaços verdes que sejam verdadeiros refúgios na natureza se tornou essencial para melhorar a qualidade de vida, promover a saúde mental e o bem-estar de toda a população.

Tais espaços proporcionam uma pausa na correria cotidiana, permitindo que as pessoas relaxem, recarreguem as energias e restabeleçam o equilíbrio mental. Além dos parques serem uma das opções mais sustentáveis para combater as ilhas de calor, poluição e contribuírem para a produção de oxigênio, que ajuda na regulação da temperatura e da umidade.

Neste sentido, a Prefeitura de São Paulo tem desempenhado um papel crucial na promoção e preservação de diversos parques e Centros Esportivos (CEs) municipais, que oferecem aos cidadãos um contato mais próximo com a natu- reza e seus incontáveis benefícios.

Parques Municipais

A possibilidade de praticar esportes diversos ou uma simples caminhada ao ar livre pode mudar o dia e a vida de qualquer um que viva em uma grande cidade. Com 107 parques municipais urbanos/lineares e 6 naturais, São Paulo é a prova de que apesar de ser uma cidade grande com incontáveis prédios e construções, é possível encontrar refúgios verdes para entrar em contato com a natureza mesmo na selva de pedra, como é conhecida a capital paulista.

Além destes, de acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a cidade que atualmente conta com mais de 50% de cobertura vegetal, terá pelo menos mais três parques inaugurados ainda em 2024. Vale citar que todos os parques da cidade têm acesso livre, gratuito e podem receber visitas tanto de morado- res da cidade quanto de turistas.

Em pesquisa divulgada pela Prefeitura de São Paulo em 2023, foi revelado que São Paulo atingiu a expressiva marca de 100 milhões de visitas em seus parques. A contagem começou a ser feita em julho de 2020, quando houve a reabertura dos locais após lockdown imposto pela pandemia de Covid-19.

Ao longo de três anos, a capital entregou seis novos parques municipais (Nair Bello, Alto da Boa Vista, Paraisópolis, Augusta, Linear Aristocrata e Linear Água Podre - Ypuera) elevando sua porcentagem de áreas verdes em cerca de 1,60%. Entre agosto de 2021 e outubro de 2022, diversas áreas verdes foram palco da campanha de vacinação, que aplicou 350 mil doses contra a Covid-19 nos parques Independência, Guarapiranga, Carmo, Severo Gomes e Buenos Aires. As informações são da Secretaria Municipal da Saúde.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) contabilizou 100.232.087 milhões de visitas nos 113 parques municipais durante os três últimos anos, até 2023, ressaltando que uma mesma pessoa pode ir inúmeras vezes aos locais. A pasta também divulgou quais são os 10 parques mais visitados até o momento e a lista cita parques de diversas regiões da cidade.

Confira abaixos os dez parques mais visitados em 2023:

Parque Ibirapuera7.383.436
Parque do Povo2.494.569
Parque Independência1.977.801
Parque do Carmo1.298.616
Parque Jardim da Luz870.637
Parque Aclimação759.836
Parque Augusta724.550
Parque Trianon465.732
Parque Santo Dias453.093
Parque Vila Prudente419.038

Requalificação do lago do Parque Cidade de Toronto

imagem-2-reportagem-especial-fev24
O Parque Cidade de Toronto conta com uma rica fauna que foi beneficiada com as obras de melhoria do rio local / Foto: Marcelo Pereira / Secom 

Dentre os parques da cidade, vale um destaque especial para o Parque Cidade de Toronto, que fica na região de Pirituba, na Zona Oeste de São Paulo. O parque teve seu lago requalificado pela gestão atual, tornando o local mais agradável para a população local e promovendo diversos benefícios ambientais.

Para tal mudança, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), realizou a remoção das plantas aquáticas, dos detritos flutuantes presentes no espelho d’água e dos resíduos na borda do lago, garantindo a preservação da fauna local.

O parque apresenta uma fauna diversa, com um total de 146 espécies distintas, sendo 112 de aves, 5 de répteis, 3 de anfíbios, 3 de mamíferos e 8 de peixes, e a revitalização de seu lago apenas aconteceu após ser constatado que o local estava sofrendo.

Segundo a gestão atual, a ideia da revitalização surgiu em 2021, quando foi verificado que o lago do parque sofria com o acúmulo de matéria orgânica no fundo, cau- sando assim eutrofização (surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias).

Já no início de 2022 foi feita uma batimetria, que é um estudo para verificar a profundidade do lago, e solicitada a proposta de desassoreamento para as empresas técnicas especializadas. Com isso, foram constatadas duas limitações iniciais para desassorear o lago: a primeira era a quantidade de áreas de ninhos e habitats de animais, e a segunda a ampla área necessária para secagem do sedimento que poderia trazer aspectos negativos para a fauna local.

Com todos os problemas constatados, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) elaborou uma licitação para a contratação da empresa para fazer a retirada das plantas aquáticas (macrófitas) e realizar o desassoreamento do lago (remoção de areia, lodo e outros sedimentos cau- sados por ações humanas ou fenômenos naturais).

No fim de janeiro de 2023, a Justiça deu parecer favorável para o prosseguimento da licitação, foi quando a SVMA pôde contratar a empresa para dar início à limpeza após o período reprodutivo dos animais silvestres.

Hoje, o local já está aberto para receber visitas e conta com diversas áreas próprias para uso. São elas: churrasqueiras, quiosque, palco, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, sanitários, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, lago com ponte de madeira para contemplação; acessibilidade para pessoas com deficiência nos banheiros e equipamentos de ginástica.

Além de atividades de Bosque da Leitura, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que acontecem aos domingos, das 10h às 16h.

Centros Esportivos (CEs) Municipais

imagem-3-reportagem-especial-fev24
Os CEs contam com estrutura de esporte completa, além de aulas e atividades completamente gratuitas para a população / Foto: Marcelo Pereira/Secom

Com direito à aulas, atividades de esportes, lazer e estruturas esportivas como: piscinas, quadras poliesportivas, campos de futebol, quadras de tênis, pistas de skate/esportes radicais, ginástica, alongamento e caminhada, os Centros Esportivos (CEs) municipais são estruturas públicas gratuitas destinada à população de todas as regiões de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazeradministra atualmente 46 Centros Esportivos na cidade, abrangendo todas as regiões (zona norte, sul, leste, oeste e centro). Ocupando pequenas e grandes áreas da cidade, os centros esportivos funcionam como clubes e todos os seus serviços são gratuitos.

Como participar das atividades gratuitas dos CEs?

Para aproveitar o local e participar das inúmeras atividades disponibilizadas pela Prefeitura de São Paulo, basta fazer a carteirinha, que é válida para a entrada em todos os CEs da Capital. Existem duas maneiras de consegui-la, de maneira presencial ou online. Confira abaixo:

  • Presencial:

Compareça ao Centro Esportivo de sua escolha; procure a administração do Centro Esportivo; Leve uma foto 3x4, cópia do RG, cópia do CPF e cópia do comprovante de endereço. Após isso, o servidor responsável entregará a carteirinha de forma virtual ou impressa.

  • Online:

Acesse o site da Prefeitura, vá até a aba “Cultura, esporte e lazer”, selecione “Centros esportivos” e depois “Centros esportivos – Solicitar carteirinha”; realize o cadastro e solicite a carteirinha para ter acesso aos Centros Esportivos. A aba do site é auto explicativa e possui um passo a passo detalhado.

Após a emissão da carteirinha, a entrada é liberada e todas as atividades estão disponíveis para serem aproveitadas. Entre em contato com o Centro Esportivo mais próximo a você (pelo telefone ou procure a administração/coordenação do equipamento no local) para informações mais detalhadas sobre atividades e horários de aulas.

Além disso, vale citar que voluntários podem, por meio do Programa Municipal Amigo do Esporte (AME), oferecer atividades e diversas ações para a população. Voluntários interessados também podem procurar a administração do local para entender melhor o programa e propor suas ideias.

Piscinas dos Centros Esportivos

imagem-4-reportagem-especial-fev24
Todos os munícipes podem usufruir de todas as piscinas dos Centros Esportivos de forma totalmente gratuita / Foto: Marcelo Pereira/Secom 

Além de diversas aulas, atividades e espaços esportivos, os Centros Esportivos também oferecem piscinas de todos os tamanhos e profun- didades, desde infantil e adulta até semi-olímpica e olímpica. O serviço é gratuito em todas as 30 piscinas espalhadas pelos 46 CEs de São Paulo.

Com funcionamento de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, o acesso ao espaço é aberto a todos mediante a apresentação da carteirinha do Centro Esportivo, cuja emissão foi descrita mais acima. Além da carteirinha, de acordo com as regras do local, os frequentadores devem, antes de entrar na piscina, tomar banho e passar pelo lava-pés. Crianças menores de 6 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Vale citar que a partir dos 7 até os 18 anos incompletos, o acesso é liberado apenas com autorização por escrito assinada pelos pais ou responsável e acompanhada de cópia do documento de identidade, para arquivamento na secretaria da unidade.

Confira abaixo as regras das piscinas dos CEs de São Paulo:

É OBRIGATÓRIO

  • Apresentar carteirinha de matrícula;
  • Usar roupa de banho ade-quada;
  • Banhar-se antes de entrar nas piscinas;
  • Passar pelo lava-pés; Crianças menores de 6 anos devem entrar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

É PROIBIDO

  • Usar as piscinas em caso de doenças infecto-contagiosas ou qualquer tipo de ferimento (artigo 52. Decreto 1.366/79);
  • Usar jóias, bijuterias, grampos ou outros objetos cortantes e oxidáveis;
  • Comer, beber e fumar no recinto das piscinas;
  • Entrar estando alcoolizado ou ingerir bebidas alcoólicas nas depen dências das piscinas;
  • Entrar vestindo qualquer traje que possa ficar transparente;
  • Correr no deck das piscinas ou nos vestiários;
  • Usar fraldas e absorventes;
  • Usar as piscinas ou o deck caso esteja trovejando, com presença de raios ou chovendo/garoando.

[Colocar ALT]Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias