Diário de São Paulo
Siga-nos
Testeira
PARCERIA DE CONTEÚDO COM A PREFEITURA DE SP

Canil da GCM comemora 24 anos de serviço à comunidade neste ano; conheça o serviço da equipe

Composta por 54 guardas civis metropolitanos e 25 cães de raças variadas, o Canil da Guarda Civil Metropolitana foi criado em 2000

Ao longo de sua história, o canil realizou diversas missões com emprego de cães, como: busca e localização de entorpecentes; auxílio no trabalho da polícia para localizar corpos, entre outros - Foto: Marcelo Ulisses/SMSU
Ao longo de sua história, o canil realizou diversas missões com emprego de cães, como: busca e localização de entorpecentes; auxílio no trabalho da polícia para localizar corpos, entre outros - Foto: Marcelo Ulisses/SMSU

Vitória Tedeschi Publicado em 25/03/2024, às 10h00


testeira-marco

A Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana comemora em julho deste ano seu 24º aniversário desde sua criação em 2000, realizada pelo Decreto Municipal nº 39.636. O momento é de celebrar e relembrar todo o serviço prestado à comunidade de São Paulo.

Fica criado o Canil da Guarda Civil Metropolitana, diretamente subordinado à Coordenadoria da Guarda Civil Metropolitana, o qual será comandado por um Inspetor Chefe Regional, considerado o canil, para todos os fins, equiparado à Inspetoria Regional", diz trecho do decreto que marca a criação da Inspetoria, que teve suas atividades regulamentadas pela Portaria nº 002/GCM de 12/08/2005.

O Canil, que é composto por uma equipe eficiente de 54 guardas civis metropolitanos e 25 cães de raças variadas, realiza um importante trabalho de integração, que envolve uma das relações mais antigas do mundo: a do ser humano com o cão.

Ao longo dos anos, a Inspetoria do Canil da Guarda Civil Metropolitana tem sido um elemento essencial no patrulhamento preventivo e comunitário da cidade, desempenhando diversos serviços em prol da segurança de cada cidadão.

Os cães são treinados e avaliados periodicamente, passam por avaliação e treinamentos com exercícios de obediência, agilidade, força, transposição de obstáculos, proteção e faro.

Eles desempenham um trabalho voltado ao policiamento preventivo e comunitário, mas também atuam em operações conjuntas com a Defesa Civil, na busca, resgate e salvamento, além de prestar apoio a outros órgãos de segurança, na busca de armas e entorpecentes; na contenção de suspeitos, e na localização de pessoas desaparecidas.

Além disso, o trabalho da Inspetoria inclui também o suporte à GCM Ambiental e apoio social por meio da cinoterapia, atividade em que os cães fazem parte de tratamentos médicos e terapias. Eles visitam setores de oncologia em hospitais da cidade e beneficiam muitas pessoas com o amor que apenas os animais têm.

Também são realizadas participações de cunho educativo em escolas, creches, ONGs e em eventos como o “Domingo Aéreo”, no Campo de Marte, com apresentações de agilidade e simulação de ocorrências.

Com sede localizada na Vila Guilherme, na Zona Norte da Capital, o local possui 

uma área de 2.400m², com 22 boxes cobertos, que abrigam 22 cães de diversas raças, dentre elas: Pastor Belga de Malinois; Pastor Alemão; Pastor Alemão Preto; Pastor Cinza; Braco Alemão; Labrador; Border Collie e um sem raça definida (SRD). O local não é aberto para visitação do público.

[Colocar ALT]

Este conteúdo foi feito em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Para conferir a série de publicações sobre os principais temas da cidade, acesse o PDF do Diário de S. Paulo impresso - clicando neste link.

Compartilhe  

últimas notícias