Diário de São Paulo
Siga-nos
ELEIÇÕES

TSE libera acompanhamento de observadores nas eleições municipais

TSE autoriza atuação de entidades para monitorar o processo eleitoral

Urna eletrônica - Imagem: Antonio Augusto / Ascom / TSE
Urna eletrônica - Imagem: Antonio Augusto / Ascom / TSE

Sabrina Oliveira Publicado em 27/08/2024, às 08h41


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta segunda-feira (26) a participação de quatro entidades como observadoras das eleições municipais que acontecerão em outubro. Essa medida é parte de um esforço contínuo para garantir a transparência e a integridade do processo eleitoral no Brasil.

As entidades autorizadas pelo TSE são o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Transparência Eleitoral Brasil, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Essas organizações poderão acompanhar todas as etapas das eleições, desde a preparação das urnas eletrônicas até a contagem dos votos e a divulgação dos resultados. Ao final do processo, elas deverão emitir um relatório com suas observações e conclusões.

De acordo com o TSE, a presença dessas entidades tem um papel fundamental para reforçar a confiança do público na lisura do processo eleitoral. "A atuação das missões de observação eleitoral nacional no acompanhamento do processo eleitoral e das eleições de outubro próximo demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a total transparência, além da garantia da lisura, da segurança e da integridade do sistema eletrônico de votação brasileiro", destacou o tribunal.

Nas eleições presidenciais de 2022, o Brasil já havia contado com a participação de mais de 120 observadores internacionais de várias organizações, incluindo a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Parlamento do Mercosul (Parlasul) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

Compartilhe